Secretaria Municipal de Saúde – SMS

Competências
Compete à Secretaria Municipal de Saúde:
  • Coordenar as ações de saúde pública do Município nas diretrizes de Atenção Básica, Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do Sistema Único de Saúde e Investimentos na Rede de Serviços de Saúde;
  • Proceder, no seu âmbito Administrativo, à gestão e ao controle financeiro dos recursos orçamentários previstos na sua Unidade, bem como à gestão de pessoas e recursos materiais existentes, em consonância com as diretrizes e regulamentos emanados do Chefe do Poder Executivo;
  • Promover campanhas educacionais e informativas, visando à preservação das condições de saúde e a melhoria na qualidade de vida da população;
  • Promover contratação supletiva de serviços médicos, paramédicos e farmacêuticos, em situações emergenciais;
  • Gerir no âmbito municipal o Sistema Único de Saúde (SUS) e executar a política Municipal da saúde pública;
  • Participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do SUS, em articulação com sua direção estadual;
  • Participar da execução, controle e avaliação de ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho e saúde do trabalhador;
  • Colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente, que tenham repercussão sobre a saúde humana, e atuar, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, para controlá-las;
  • Planejar, sistematizar e colocar em execução as políticas, estratégias, processos, estruturas e métodos, baseados na promoção, proteção e recuperação da saúde, a fim de dar assistência à população;
  • Intensificar políticas que promovam a qualidade de vida da população, através da melhoria da gestão, do acesso e da qualidade das ações e serviços de saúde, observando os princípios doutrinários do SUS de Universalidade, Equidade e Integralidade;
  • Reorientar o modelo assistencial fortalecendo a expansão da atenção básica e os Programas de Saúde da Família (PSF) e Agentes Comunitários de Saúde (PACS);
  • Organizar o atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais que demandem cuidados de atenção em saúde;
  • Adotar ações de mobilização e educação para promoção à saúde com prioridade para a prevenção da violência acidentes de trânsito, tabagismo e promoção de atividade física;
  • Fornecer subsídios à capacidade de gestão dos Postos e Centros de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas e nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, com foco na qualidade e humanização do atendimento;
  • Conduzir a política de aquisição e fornecimento de medicamentos da assistência farmacêutica básica, especializada e a de medicamentos excepcionais;
  • Promover, em conjunto com a sociedade, a realização da Conferência Municipal de Saúde e, elaborar o Plano Municipal de Saúde, a Agenda Municipal de Saúde, o Quadro de Metas e Relatórios de Gestão.
  • o planejamento operacional e a execução da política de saúde do Município, através da implementação do Sistema Municipal de Saúde e do desenvolvimento de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde da população, com a realização integrada de atividades assistenciais e preventivas;
  • a vigilância epidemiológica, sanitária e nutricional, de orientação alimentar e de saúde do trabalhador;
  • a prestação de serviços médicos e ambulatoriais e hospitalares;
  • a promoção de campanhas de esclarecimento, objetivando a preservação da saúde da população;
  • a implantação e fiscalização das políticas municipais relativas à higienização e à saúde pública;
  • coordenação da gestão dos Fundos afetos à Secretaria;
  • a articulação com outros órgãos municipais, demais níveis de governo e entidades da iniciativa privada e dos poderes públicos para o desenvolvimento de programas conjuntos e outras atividades correlatas;
  • a avaliação da satisfação dos usuários em relação ao atendimento dos agentes de saúde;
  • assistência primária nas áreas médicas e odontológicas à população, mediante políticas sociais, econômicas e ambientais que visem à redução, prevenção e eliminação do risco de doenças;
  • planejamento e execução da política sanitária, nos aspectos de promoção, prevenção e recuperação da saúde;
  • controle e fiscalização das ações e serviços de saúde, através da execução direta ou de serviços de terceiros;
  • desenvolvimento das ações de saúde, integrando-se à rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Estadual de Saúde;
  • criação e divulgação de programas coletivos de prevenção de deficiências e controle de doenças transmissíveis e alimentos, através da manutenção de vigilância sanitária e epidemiológica;
  • desenvolvimento e acompanhamento dos objetivos, das metas e dações do Planejamento Estratégico de Governo, que estejam relacionados à Secretaria;
  • acompanhamento das atividades referentes aos Conselhos vinculados à sua área de atuação;
  • desempenho de outras atividades que lhe sejam atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo, no âmbito de sua área de atuação.
Localização

Rua Isnero Inácio de Oliveira, nº 132, Nossa Senhora da Penha, 56903-450, Serra Talhada/PE

Telefones

(87) 9 9632-5751

E-mail

saude@serratalhada.pe.gov.br

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