A Prefeitura de Serra Talhada vai sediar o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do governo federal. O programa promove a inclusão social e o acesso a direitos essenciais para trabalhadoras rurais.
Em Pernambuco, o programa será implementado através dos Mutirões de Documentação da Trabalhadora Rural, uma parceria entre o Governo do Estado, prefeituras e movimentos sociais.
O segundo mutirão do programa acontecerá em Serra Talhada-PE, no Ginásio Poliesportivo Egídio Torres, situado na Av. Afonso Magalhães, 1071 – São Cristóvão, nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025.
Durante o evento, serão disponibilizados diversos serviços gratuitos fundamentais para a regularização documental e acesso a políticas públicas, tais como:
- Emissão de RG (Carteira de Identidade);
- Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF);
- Atendimento do Desenrola Rural, facilitando a renegociação de dívidas;
- Documentações do IPA, INCRA e ITERPE.
A iniciativa beneficiará todo o Território do Sertão do Pajeú, assegurando que mulheres rurais tenham acesso à documentação civil básica e possam exercer plenamente seus direitos civis, políticos e sociais. A população é convidada a divulgar essa importante ação e a comparecer ao mutirão para garantir seus direitos.