Em Serra Talhada, quase 12 mil pessoas (11.420) pessoas foram vacinadas durante a campanha nacional contra a gripe, que imunizou, até essa segunda-feira (13), 84,32% do público alvo no município. Segundo a coordenação do Programa Municipal de Imunização, a Capital do Xaxado só não atingiu a cota máxima entre as gestantes, faltando vacinar apenas 17,4% do total esperado. Ao todo foram imunizadas 701 gestantes (62,5%); 1.944 crianças (86,67%), 1.114 profissionais de saúde (110,41%), 7.432 idosos (82,7%) e 226 puérperas (até 45 dias após o parto – 122,83%).
Com o objetivo de se obter a meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, a Secretária Executiva de Atenção à Saúde (SES) do estado, informa que a campanha de vacina contra Influenza está sendo prorrogada até o dia 17 em Pernambuco. A intenção é atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar pelo menos 80% das pessoas que fazem parte do grupo de risco. “Pois alguns municípios ainda não bateram suas metas. No caso de Serra, não temos mais do que nos preocupar”, tranquilizou a coordenadora de Imunização, Cibelly Brandão.
Ela revela que muitas gestantes ainda têm receio em buscar a vacina contra a gripe por falta de informação. “Pois algumas ainda acham que vacina faz mal ao bebê”, explica Cibelly Brandão. “Mas queremos deixar bem claro que a vacina não acarreta nenhum mal ao feto. Pelo contrário, o protege contra várias doenças”, acrescentou. Por isso, a coordenação de Imunização do município convoca todas as mulheres grávidas a comparecer nos postos de saúde para ganhar a vacina. Este ano, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada levou equipes de imunização também para a cadeia pública.