O Ginásio poliesportivo Egidio Torres de Carvalho, em Serra talhada, ficou colorido com os alunos da Escola Municipal Vicente Inácio de Oliveira, do Bairro Mutirão, que apresentou na tarde desta terça-feira (30) a culminância do projeto “Aspectos Linguísticos e Sociais Existentes no Ensino Integral de Serra Talhada”, que de acordo com os idealizadores, os professores Cosme Medeiros e Damião Medeiros, “a proposta é mostrar a importância da educação no ensino integral, interligando a linguagem e as múltiplas culturas , mostrando a evidente abrangência que há além dos conteúdos didáticos”, afirmaram, acrescentando: “O projeto trata da educação para a vida na construção de bons cidadãos e a educação dos sentimentos, mantendo um convívio próximo, intenso e continuo entre professores e alunos”.
O evento contou com acompanhamento musical da banda marcial da própria escola e presenças de professores e alunos do 6º ao 9º. Também foram apresentadas as influencias das línguas espanhola e inglesa, bem como a cultura japonesa ( um país pais que apresenta os melhores índices educacionais do planeta). Ainda dentro do projeto, a escola homenageou os índios Pankará, uma vez que a cultura da tribo de Carnaubeira da Penha faz parte da linguística.
Através das manifestações culturais e do seu comportamento é que um povo se manifesta e passa adiante os seus conhecimentos, este é o entendimento da escola que busca através das manifestações culturais penetrar mais longe nas questões linguísticas da nossa gente. Para eles não é apenas no falar ou escrever que se resume a comunicação, ela pode vir através de imagens e gestos e ser transmitida de diversas formas.
“O projeto tende há aprofundar um pouco mais a busca pelo conhecimento, despertando maior interesse dos jovens. É preciso uma busca pelos aspectos cultural e social e pelos demais também”, defendeu Luiz Gonzaga (Luizão), diretor da Escola Municipal Vicente Inácio de Oliveira.
A Escola Vicente Inácio de Oliveira funciona como Escola em Tempo Integral, é uma das três da rede municipal de ensino e já começa a mostrar resultados positivos. O Governo de Serra talhada vem investindo em Escolas de Tempo Integral e foi o primeiro no interior do estado a adotar esta modalidade de ensino. O secretário Edmar Júnior, que por motivo de compromissos agendados anteriormente não pode participar do evento, disse por telefone está muito satisfeito com os resultados das Escolas de Tempo Integral do Município e citou como exemplo o Colégio Cônego Torres que no último IDEB alcançou a meta estipulada para 2021. “Com certeza o mesmo acontecerá nos outros estabelecimentos que estão funcionando em tempo integral. Podemos sentir a vibração e o empenho de professores e alunos”, declarou.