Aproveitando o período das férias escolares, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Serra Talhada (SDS) criou a “ Colônia de Férias Pintando o Sete”, no Bairro Vila Bela e, dentro da colônia começou a executar o Projeto “Parque Ecológico das Crianças”, que nasce em parceria com as crianças do bairro e busca dotar a sua principal praça de brinquedos para atender as necessidades da população infantil local.
O Bairro Vila Bela possui 899 casas construídas dentro do programa “Minha Casa Minha Vida” e foi inaugurado no início de 2013. São cerca de 5 mil pessoas que moram não bairro e o Governo Municipal, através da SDS mantém equipes no local para acompanhar o dia a dia da população, com um olhar especial para crianças.
Em pouco tempo, vândalos destruíram parcialmente a praça da comunidade e a Secretaria detectou um sentimento de revolta por parte da população, principalmente das crianças que se viram privadas de fazer uso do espaço de lazer.
Partindo deste sentimento, a SDS criou o projeto “Parque Ecológico das Crianças”, que se trata da instalação de brinquedos e esculturas, construídos a partir de pneus reciclados e que serão colocados na praça para uso da população.
Numa parceria com a Secretaria de Saúde do Município, através do Núcleo de Vigilância em Saúde, a SDS consegue a matéria prima (pneus usados), já que a Vigilância recolhe diariamente no município, cerca de 70 pneus. Os mesmos estão sendo doados para serem restaurados, pintados e usados como base para construção das esculturas e brinquedos do “Parque das Crianças”.
A grande novidade do projeto é que todo material está sendo trabalhado pelas próprias crianças, em tom de recreação na “Colônia de Férias”. A idéia partiu delas mesmas que há se sentem responsável por todo projeto.
O projeto da SDS de Serra Talhada já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e está sendo executado pelo município em parceria com a mesma. O secretário Josenildo André Barbosa, acredita que até o final do mês de fevereiro estará inaugurando o “Parque Ecológico das Crianças” no bairro Vila Bela, e bastante animado diz que “construir junto com elas (as crianças), serviu para despertar neles a responsabilidade de preservar o patrimônio”.
“Como a principal matéria prima do parque é pneu, todos os cuidados estão sendo tomados para que não se deixe acumular água nos mesmos, para que não se dê chance de criar um ambiente propício para Dengue, por isso, técnicos acompanham todo trabalho, estão sendo usados areia e furos nos pneus para evitar o acúmulo de água”, explica Josenildo.
A grande novidade é que o projeto não deve se restringir ao bairro Vila Bela, logo que se conclua este Parque, outros bairros já estão escalados para receberem também o projeto, entre eles o Borborema, a Caxixola e o Bom Jesus. A SDS, acredita que até o final do ano esteja com estes equipamentos funcionando.
Atualmente 45 crianças estão participando do projeto. São elas que juntamente com orientadores estão pintando e dando cores aos pneus que serão usados no Parque. “Literalmente estão pintando o sete”, comemora Josenildo.