Campanha Geohelmintíase e Hanseíase

Equipe de Saúde visitam 17 escolas e 2 creches para detectar casos […]

Leia mais…

publicado: 25/09/2015 08h59,
última modificação: 25/09/2015 08h59

IMG-20150924-WA0046

(Texto: Rochany Rocha)

Entre os dias 21 de setembro a 02 de outubro, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando mais uma campanha importante dentro das escolas. Desta vez, trata-se da Campanha de Geohelmintíase e Hanseníase, que tem como objetivo, diminuir a prevalência de Hanseníase e combater a Geohelmintíase em crianças e adolescentes.

Serão 17 escolas e 2 creches acompanhadas pela equipe de enfermeiras e técnicas de enfermagem do município. Neste primeiro momento, crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 14 anos, irão receber uma dosagem única de Albendazol, de 400 mg, além de preencherem um formulário e passam por uma triagem, para detectar possíveis mancas de hanseníase.

Segundo o Coordenador Leonardo Monteiro, “se a criança ou adolescente possuírem alguma mancha, que possa ser diagnosticada com a Hanseníase, serão encaminhados para o Centro de Saúde, onde serão atendidos por um dermatologista, para que haja a confirmação da doença e, em seguida, ser iniciado o tratamento”.

Para o Prefeito Luciano Duque, a iniciativa da equipe em ir às escolas, realizando uma busca ativa, só demonstra o compromisso que o governo tem com os serra-talhadenses. “Nossos equipamentos têm como característica principal a iniciativa de ir aonde o povo está. Buscando as estatísticas e dando início aos tratamentos corretos para cuidar melhor e proporcionar mais saúde e qualidade de vida”, ressalta o prefeito.

A Hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae, e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre normalmente pelas vias aéreas superiores e os sintomas principais estão manchas na pele, com alterações de cor e de sensibilidade, dormência, queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos.

Já a Geohelmintiase (verminose) é causada pelos geohelmintos, parasitas intestinais que causam anemia, dor abdominal e diarreia. As principais verminoses são ascaridíase, ancilostomíase e triquiuríase.