Governo de ST e MPPE assinam termo para acabar com a violência conta mulher

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, assinou na manhã desta terça-feira (10) o Termo de Compromisso e Cooperação Técnica no âmbito do sistema de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher no município. O documento foi elaborado depois de ouvidas realizadas pelo Ministério Público Estadual (MPPE) em audiências públicas e busca interligar os […]

Leia mais…

publicado: 10/06/2014 22h06,
última modificação: 10/06/2014 22h06

IMG_2989O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, assinou na manhã desta terça-feira (10) o Termo de Compromisso e Cooperação Técnica no âmbito do sistema de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher no município.

O documento foi elaborado depois de ouvidas realizadas pelo Ministério Público Estadual (MPPE) em audiências públicas e busca interligar os instrumentos já disponíveis, não onerando, mas sim aprimorando o atendimento feito pelos parceiros, que são: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Mulher, Câmara Municipal de Serra Talhada e Ministério Público de Pernambuco, por meio da 1ª promotoria de Justiça de Serra Talhada.

Durante a cerimônia de assinatura, o Dr. João Maria, coordenador do núcleo de apoio a mulher, expôs os números de Recife, onde são contabilizados mais de 20 mil processos de violência doméstica. “Recife tem uma rede ampla de proteção e o que é melhor, afinada, com isso conseguimos prevenir este IMG_3100tipo de violência e fico muito feliz em estar aqui este momento, onde juntos estamos buscando impedir e prevenir esta epidemia de violência contra a mulher, que estamos vivendo atualmente”, disse João ele.

Muito elogiada pelo prefeito e por membros do ministério público, devido a sua luta em defesa de políticas eficazes contra a violência doméstica, Tatiana Duarte, Secretária da Mulher de Serra Talhada, afirmou que “este momento é único, pois a secretaria municipal com apenas um ano de existência já conseguiu articular e conversar com parceiros importantes nesta caminhada, como o MPPE, e enxergamos também a notada sensibilidade do prefeito do município com o tema. A prova de que estamos mudando a consciência sobre violência doméstica, principalmente das vítimas é que o número de denúncias aumentou e isso não significa aumento da violência, mas uma mudança de postura diante dos mais variados tipos de agressões”, disse Tatiana.

IMG_3076O prefeito Luciano Duque, afirmou: “Fico feliz pelos resultados que estamos alcançando e lembro que lá atrás quando discutíamos a criação da secretaria não faltaram críticas, mas hoje começamos a colher os frutos do empenho e da coragem. Parabenizo a você Tatiana, pela coragem, pela determinação e pelos trabalhos que você tem desempenhado ao lado de Mônica Cabral, (secretária executiva)”. Duque ainda agradeceu ao promotor de justiça Fabiano de Melo Pessoa, “figura importante na instigação e elaboração do termo”, frisou ele.

O encontro aconteceu no auditório da sede da Fetape, na Rua Padre Ferraz área central da Capital do Xaxado e contou com diversas autoridades e representantes de entidades.