Duque participa de entrega de cartões bancários do PAA para agricultores

Na manhã desta quarta-feira (27) o Banco do Brasil, agência de Serra Talhada promoveu a entrega dos cartões magnéticos a 152 famílias cadastradas no Programa de Aquisição de Alimento (PAA). O prefeito Luciano Duque participou do e comemorou a adesão do PAA municipal ao Programa do MDS (Ministério do desenvolvimento Agrário). “Este programa atende aos […]

Leia mais…

publicado: 27/11/2013 18h08,
última modificação: 27/11/2013 18h08

paa siteNa manhã desta quarta-feira (27) o Banco do Brasil, agência de Serra Talhada promoveu a entrega dos cartões magnéticos a 152 famílias cadastradas no Programa de Aquisição de Alimento (PAA).

O prefeito Luciano Duque participou do e comemorou a adesão do PAA municipal ao Programa do MDS (Ministério do desenvolvimento Agrário).

“Este programa atende aos agricultores familiares comprando sua produção, auxiliando na renda familiar e assim mantendo o homem do campo no campo, com dignidade”, declarou o prefeito durante o ato.

Receberam seus cartões magnéticos das mãos do prefeito Luciano Duque, Denílson Magalhães de Oliveira da fazenda Firmiano no Distrito de Bernardo Vieira e Maria do Socorro da Silva do Assentamento Virgulino Ferreira  do distrito de Serrinha.

“É bom, muito bom este programa, e nos fez muita falta quando esteve parado”, declarou a agricultora Irani Guerra de Sousa do Poço Frio e que fornece hortaliça para o PAA.

Segundo o MDS 4,2 mil famílias recebem recursos do Programa. Em Serra Talhada são152 famílias que juntas deverão comercializar com o PAA mais de 172 mil quilos de alimentos até o dia 31 de dezembro deste ano. Até o final deste ano deverão ser repassados do MDS para o PAA municipal R$ 667.051,04 e cada família só pode vender para o programa até R$ 5,5 mil por ano.

Nesta nova formatação, o agricultor fornece o alimento para o PAA e o crédito pelo seu fornecimento é retirado diretamente pelo mesmo através do cartão magnético entregue pelo Banco do Brasil. Segundo o Ministério o novo modelo permite maior transparência e melhor fiscalização, ao mesmo tempo que torna mais ágil o pagamento do agricultor familiar.

De acordo com José Paulo, coordenador do PAA municipal, o Programa já existe no município desde 2010 e só ficou sem atividades no período de migração de convênio para adesão, esta que agora é feita para um prazo de 60 meses prorrogáveis por igual período. “A Adesão e feita direta entre o município e o MDS”, comentou Paulo, que informou ainda que juntamente com o prefeito Luciano Duque e o Secretário de Desenvolvimento Social, Josenildo André Barbosa, estuda-se a possibilidade de aumentar o número de famílias beneficiadas pelo programa de 152 para cerca de 230.

Os alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos são distribuídos com 30 entidades no município que juntas assistem com refeições 5.346 pessoas.

O coordenador faz questão de enfatizar que os alimentos são entregues pelo PAA municipal apenas a entidades que processem alimentos. “Somente entidades que distribuem refeições prontas é que recebem os alimentos pois o Programa não é de distribuição de alimentos para pessoas e sim de refeições”, explica José Paulo.

O ato de entrega dos cartões contou com a presença do Prefeito do Município, Luciano Duque,  da Primeira Dama, Karina Rodrigues, do secretário do Desenvolvimento Social, Josenildo André Barboza  e outros secretários de diversas pastas. Na oportunidade foi oferecido um café da manhã para os agricultores que se deslocaram das suas comunidades até a sede do PAA no centro da cidade.