A Ouvidoria Municipal de Serra Talhada é uma das finalistas do V Concurso Nacional de Boas Práticas da Controladoria Geral da União (CGU), juntamente com o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias.
O V Concurso de Boas Práticas tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação de espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos por meio de ouvidorias.
Serra Talhada ficou entre os seis finalistas na categoria “Fomento à Participação e ao Controle Social pelas Populações em Situação de Vulnerabilidade. Através da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle e da Ouvidoria Geral, o município desenvolveu e realizou o projeto avaliado no concurso, com a prática Ouvidoria Ativa: Utilização de Totens Digitais na Busca pela Participação Popular no Governo Municipal na Pandemia da Covid-19.
Foi realizado um monitoramento de ações, serviços, profissionais e estrutura física dos equipamentos municipais de saúde, sobretudo no combate à Covid-19.
Para a Ouvidora Geral do Município, Myrtes Bezerra, o resultado demonstra que Serra Talhada vem desenvolvendo muito bem as políticas de Transparência e Controle Social, uma vez que ao longo dos anos foi construída uma base sólida de dados e canais de comunicação com a população através da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, conduzida pelo secretário Thehunnas Peixoto.