O Governo Municipal de Serra Talhada anunciou na manhã desta sexta-feira (07), um grande pacote de investimentos na Rede Municipal de Educação. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito Luciano Duque, da secretária de Educação, Marta Cristina, equipe de governo, vereadores, alunos, professores e gestores escolares, além do presidente da CDL, Marcos Godoy, do presidente do SINDICOM, Francisco Mourato, e do presidente do SINTEST, Júnior Moraes. O evento começou com a entrega de medalhas e homenagens aos doze estudantes da Escola Fausto Pereira e do Cônego Torres conquistadas na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico – OBRL. Além dos alunos medalhistas, foram homenageados também os professores e gestores das duas instituições de ensino. A Escola Fausto Pereira conquistou 3 medalhas de bronze e o Cônego Torres 9 medalhas de bronze, prata e ouro.
Na sequência, a secretária Marta Cristina anunciou o pacote de investimentos que soma mais de R$11 milhões, incluindo aquisição de brinquedos didáticos para as creches do Borborema, IPSEP, Caxixola e Vila Bela; construção de 02 creches padrão FNDE/MEC no Bairro Universitário e no Tancredo Neves; construção de nova escola com 12 salas de aula no Bairro Vila Bela; quadra escolar coberta com vestiário no Distrito de Caiçarinha da Penha; aquisição de mobiliário de sala de aula para as escolas urbanas, sendo 1.060 conjuntos para alunos e professores; aquisição de ônibus escolar para a zona rural; 7.199 kits de língua portuguesa e matemática para apoio da Prova Brasil; murada da escola de doze salas que está sendo construída no IPSEP; pavimentação do acesso à Creche da CAGEP; e projeto de ampliação dos blocos administrativo e pedagógico e das salas de aula da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, na Cohab.
A secretária Marta Cristiana falou sobre a importância de mais investimentos na educação. “Foi um dia de felicidade, onde pudemos homenagear nossos alunos do Cônego Torres da Escola Fausto Pereira premiados com medalhas de prata, ouro e bronze, além de anunciarmos mais investimentos para a educação, conquistas grandiosas como a escola do IPSEP que estamos entregando, a escola do Vila Bela que vamos iniciar a construção, mais duas creches para nossas crianças, mobiliários e materiais didáticos e paradidáticos, quadra coberta, ônibus escolar, enfim, são muitos investimentos que na ponta beneficiam diretamente as famílias de Serra Talhada. Além disso firmamos parceria com a Fundação Joaquim Nabuco para um projeto de formação a partir de fevereiro e uma longa parceria pelos próximos quatro anos com a Fundação Bem Comum, financiada pela Fundação Lemann, que vai trazer para Serra Talhada o modelo de educação que fez com que Sobral no Ceará ganhasse notoriedade e conquistasse os melhores resultados do país”, disse.
O prefeito Luciano Duque comemorou as novas conquistas. “Homenageamos nossos alunos que conquistaram medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Raciocínio Lógico e Astronomia e Astronáutica. Serra Talhada está orgulhosa de cada um deles, parabéns também aos professores e a toda equipe da Rede Municipal, que tem se destacado de forma extraordinária. Quanto aos novos investimentos, são um presente de Natal para a nossa educação, com duas novas creches, a nova escola padrão no Vila Bela, que vem se somar às escolas do IPSEP e Bom Jesus, onde somente em escolas modelo já investimos mais de doze milhões, teremos a construção da nova escola da Caxixola, e a formação com a Fundação Lemann, um sonho a muito perseguido que agora vamos transpor para Serra Talhada, trazendo toda metodologia implantada em Sobral, formação para nossos professores com a Fundação Joaquim Nabuco, se somando ao Pernambuco Conectado,, onde vamos integrar toda rede com internet banda larga, ofertando mais ferramentas metodológicas e instrumentos para desenvolver mais a educação do município”, comentou.
Além do pacote de investimentos, foram divulgadas as principais ações relevantes da Gerência Pedagógica de Educação em 2018, incluindo aquisição de livros, dicionários e jogos pedagógicos e paradidáticos para Educação Infantil/Ensino Fundamental; aquisição de materiais pedagógicos para expediente; realização de formações continuadas; reforma de escolas; distribuição de fogões, geladeiras e utensílios; realização da Semana da Pessoa com Deficiência, assistência aos eventos culturais das escolas integrais; participação no Congresso de Educação e Tecnologia do SEST/SENAT e assessoria do primeiro intercâmbio das escolas com a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA.