Com a municipalização do trânsito em 2015, Serra Talhada tem investido em políticas de mobilidade urbana e segurança no trânsito. A Educação para o Trânsito nas escolas públicas também vem sendo foco de ações. A partir de uma parceria firmada com a Gerência de Ensino do Detran-PE, Serra Talhada está vivenciando o projeto “Professor Amigo do Trânsito” desde o início de 2016, que visa formar os alunos sobre posturas e comportamentos eticamente adequados nos deslocamentos diários, contribuindo para uma convivência pacífica e um trânsito seguro. O projeto está sendo aplicado pelos professores da rede através de intervenções pedagógicas junto aos alunos por meio de aulas, oficinas, caminhadas e palestras educativas. Apenas em 2017 alcançamos um total de 66 escolas, 346 professores e 7.542 beneficiados com ações do projeto.
Relacionado a este ideal, a Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, da COHAB, em parceria com a Polícia Militar, desenvolveu também o “Projeto Lei Seca Mirim”. E na terça-feira, 14 de novembro, foi realizada na Câmara de Vereadores, a formatura de 175 alunos que participaram da ação, que teve o importante apoio dos organismos que compõem o Comitê de Prevenção a Acidentes de Motos – CRPAM do município, do qual a Secretaria de Educação também faz parte.
Para o governo municipal é fundamental garantir aos cidadãos o seu direito de ir e vir com liberdade e segurança. “O cenário do trânsito no Brasil inspira cuidados, são cerca de 40 mil mortes ao ano, inúmeros casos de invalidez e altos custos hospitalares. Aqui em Serra Talhada não há problemas tão graves, mas precisamos nos prevenir, e já temos o reconhecimento da população que estamos no caminho certo. Vamos continuar, e fazer muito mais, porque temos competência e responsabilidade com a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, afirma o prefeito Luciano Duque.