Serra Talhada amanheceu mais bonita, é que hoje (08), dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, realizou uma série de atividades para elevar a estima das mulheres serra-talhadenses.
De acordo com a secretária Mônica Cabral,”foi elaborada uma programação que inclui beleza, saúde, cultura e dança para celebrar a data que é tida como símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, sobretudo no âmbito trabalhista”.
“Queremos envolver a comunidade nessa ação para que as mulheres sintam-se valorizadas. Além disso, divulgar o trabalho da SEMU e do CRAM para aquelas que ainda não conhecem”, destacou Mônica.
As ações aconteceram na praça Sergio Magalhães. No local, houve programação cultural e serviços de saúde, como: aferição de pressão, glicemia, orientação de nutrição e avaliação do índice de massa corporal (IMC).
A Primeira Dama do Município, Karina Rodrigues, prestigiou o evento e aproveitou para parabenizar todas as mulheres serra-talhadenses. “Hoje é uma data muito importante para a história de luta das mulheres e nós não poderíamos deixar de homenageá-las da melhor forma: deixando-as ainda mais belas”.
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).