Sucesso no 1º Passeio Ciclístico de Serra Talhada

 O sol do entardecer sertanejo encontrou mais de 300 ciclistas, nesta sábado (30) no 1º Passeio Ciclístico de Serra Talhada, o “Pedala Serra”, movimento organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e que atraiu participantes de todas as idades. Sob a escolta de batedores da Polícia Militar e da Guarda Municipal mais de 300 […]

Leia mais…

publicado: 01/12/2013 12h33,
última modificação: 01/12/2013 12h33

 PEDALO sol do entardecer sertanejo encontrou mais de 300 ciclistas, nesta sábado (30) no 1º Passeio Ciclístico de Serra Talhada, o “Pedala Serra”, movimento organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e que atraiu participantes de todas as idades.

Sob a escolta de batedores da Polícia Militar e da Guarda Municipal mais de 300 ciclistas completaram o percurso que saiu da Academia das Cidades no IPSEP, cruzou diversas ruas do centro da cidade indo até a Academia das Cidades do Alto do Bom Jesus. O “Pedala Serra”, contou também com o apoio de ambulância da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e carro de apoio do Corpo de Bombeiro.

A Secretaria da Mulher por sua vez, aproveitou a movimentação para colocar em ação suas campanhas de combate à violência contra mulher com colocação de “praguinhas” e panfletos.

“O objetivo do “Pedala Serra” é despertar as pessoas para prática de esportes. Conscientizar para o ciclismo não apenas como exercício físico, mas incorporar no seu cotidiano. Criar a cultura de ir para o trabalho de bicicleta, por exemplo, ajudaria muito na questão do trânsito, no meio ambiente e ainda proporcionaria uma melhor qualidade de vida”, declarou Vânia Melo.

A concentração para largada do 1º Passeio Ciclístico de Serra Talhada transformou-se numa verdadeira festa onde famílias inteiras se reuniram para participar do movimento, como Nelbson Pereira, sua esposa Maria Ilza e o filho Nicolas, de pouco mais de 2 anos, levado numa cadeira especial na bicicleta do pai.

Já existe na cidade um movimento de ciclistas, o “Pedala Noturno”, que reúne diariamente entre 20 a 30 pessoas que passeiam durante 2 horas por diversos bairros da cidade. Este movimento, que nasceu da iniciativa de Kátia Cilene, Técnica em enfermagem, defende que iniciativas idênticas se repitam mensalmente, uma proposta que já foi encampada pela Secretaria de Esportes do Município e que, segundo a secretária Vânia Melo começará a ser posta em prática já a partir de fevereiro do próximo ano.

Para Mano Maranhão, gerente do INSS em Floresta e que mesmo assim participa diariamente do “Pedala Noturno” em Serra Talhada, a iniciativa da prefeitura “é válida, serve para conscientizar as pessoas e assim trazê-los para praticar esportes”.

“Espero ver mais movimentos como este, se possível mensal e depois semanal”, declarou Dedoro da Fonseca, professor que trouxe com ele seu filho Diogo, de 10 anos para participar do percurso do “Pedala Serra”.

Antes da largada para o “1º Passei Ciclístico de Serra Talhada”, professores de Educação Física da Secretaria de Esportes realizaram sessão de alongamento com os participantes. O prefeito Luciano Duque, que esteve no local da largada, se disse muito satisfeito e que a mesma havia superado as expectativas.

“Está de parabéns a secretaria e também todos os participantes que atenderam e entenderam o chamamento de conscientização, não só da necessidade da prática de esportes, mas também de colaboração com o meio ambiente”, Declarou Duque.