A União Europeia sinalizou o interesse de financiar projeto voltado para a qualificação e capacitação de organismos de políticas para as mulheres, e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) firmou a parceria. Nasceu assim o projeto “Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres”. A proposta é trabalhar com dois grupos de municípios.
Diversos estados de todas as regiões do país se candidataram e enviaram suas propostas e em 18 de julho deste ano saiu o resultado preliminar. Quatro municípios e se classificaram para segunda fase, coincidentemente todos da região Nordeste. São eles: Jardim-CE, Santana de Matos – RN, além de Paudalho e Serra Talhada no Estado de Pernambuco, único estado com dois representantes.
Nesta fase a CNM visitará cada município proponente. Neste sábado (23) foi à vez de Serra Talhada. O encontro aconteceu no Auditório do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e reuniu os representantes de organismos de políticas para as mulheres de Tabira, Calumbí, Carnaíba e Serra Talhada que esteve representada pela Secretária da Mulher Tatiana Duarte. O prefeito de Serra, Luciano Duque, compareceu na condição de Presidente do CIMPAJEÚ onde representou todos os consorciados.
“Vejo um momento ímpar, muito importante para o fortalecimento da participação da mulher. Serra Talhada começa a se estruturar e isso passou pela sensibilidade que o prefeito Luciano Duque teve com a causa. Depois de criar a Secretaria muitas outras conquistas começam a chegar ao município”, comemorou Tatiana Duarte.
De acordo com Denise Messias da CNM, “Não foi fácil escolher, pois todos os finalistas elaboraram propostas excelentes. Agora ficarão somente dois grupos, dos quatro classificados para esta fase, mas é bom lembrar que todos já são beneficiários, agora o que se busca é saber quais serão os colaboradores, aqueles que executarão o projeto”. Afirmou Denise.
No PRÓXIMO dia 31 sairá o resultado final. Os trabalhos já deverão ter início Na primeira quinzena de novembro deste ano e será concluído no segundo semestre de 2016.