21.835, este é o número exato de pessoas que foram atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e as equipes volantes da Secretaria de Desenvolvimento Social de Serra Talhada (SDS-ST) em 2013, em todos os bairros e na maioria dos distritos do município. A sede dos distritos de: Luanda, Bernardo Vieira, Santa Rita, Varzinha, Caiçarinha da Penha, Tauapiranga, Logradouro, além das comunidades do IPA, São Miguel e Ponta da Serra, receberam atenção especial, “devido o grau de vulnerabilidade da população”, explica Josenildo André Barboza, secretário de Desenvolvimento Social da Capital do Xaxado. Esta atuação da SDS-SRT transformou-se em referência para toda região.
No Programa Brasil carinhoso, a SDS também tem se destacado. Numa parceria com a Secretaria de Educação de Serra Talhada (SEST), durante o ano que passou fez a identificação no Cadastro Único de 214 crianças do Bolsa Família em 5 creches municipais. Esta ação possibilitou a suplementação em mais de R$ 300 mil para as creches.
Em parcerias com diversas outras secretarias do município, cumprindo a determinação do prefeito Luciano Duque, para um trabalho conjunto buscando sempre atender as necessidades da população, a SDS-ST promoveu também diversas ações de qualificação profissional no município e conseguiu efetuar, durante todo ano de 2013 as pré-matrículas de 2.595 pessoas para serem qualificadas pelas Unidades Ofertantes Parceiras tais como: SEST/SENAT, UFRPE-CODAI, IFSertão, SENAC e SENAI. A meta estabelecida pelo plano Brasil sem Miséria para secretaria era de 2.280 pré-matrículas, tendo sido superada, graças a um esforço concentrado de toda equipe.
Os trabalhos para 2014 já começaram na secretaria. Na última sexta-feira (17), o secretário Josenildo André esteve reunido com os representantes dos Parceiros Ofertantes dos cursos profissionalizantes para traçar as metas e alinhamentos dos cursos a serem ofertados no município, conforme explica o secretário, deverão ser cursos focados no público do Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, neste sentido, orientou a SDS-ST que sejam destinados cursos voltados para construção civil, visando a preparação de mão-de-obra para o mercado que promete ser promissor, principalmente depois do anúncio do Governo Federal da construção de mais 902 casas no residencial Vanete Almeida.
O secretário de Desenvolvimento Social, afirma ver com muita esperança o ano de 2014, segundo ele, vários projetos e programas em andamento deverão fortalecer cada vez mais a renda das famílias de baixa renda, retirando-as da linha de vulnerabilidade.