As parcerias entre os Governos de Serra Talhada e o Governo Federal seguem contemplando milhares de serra-talhadenses. Cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, vinculados ao SUS, com atuação na Atenção Básica e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), receberam Curso de Capacitação para Atendimento Odontológico às Pessoas com deficiência.
Juliana Andrade, uma das tutoras, contou que Serra Talhada foi escolhida para realizar a capacitação de profissionais de outras cidades, como Petrolina, Cabrobó e Mirandiba. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos no Centro de Especialidades Odontológicas do Bairro do Bom Jesus, onde na quinta (10) participaram de oficinas e nesta sexta-feira (11) já fizeram os primeiros atendimentos às pessoas portadores de necessidades especiais.
A Capacitação é oferecida peça Universidade Aberta do SUS (UNISUS) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que já capacitaram no país cerca de 6.600 profissionais. A primeira etapa teve início em outubro quando aconteceram as aulas a distancia.
“Este é um curso muito gratificante que veio proporcionar mais conhecimentos e inclusão da pessoa com deficiência”, afirmou a Cirurgião Dentista Kaarlye Cantarelli, responsável pelos atendimentos a pessoas com deficiência no CEO do Alto do Bom Jesus.
De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, toda pessoa com deficiência tem o direito de ser atendida nos serviços de saúde do SUS, através de consultas médicas, tratamento odontológico, procedimentos de enfermagem, visita dos agentes comunitários de saúde, acesso aos exames básicos e aos medicamentos distribuídos pelo sistema.
“Esta ação soma-se aos esforços que estamos fazendo para levar cada vez mais saúde e qualidade de vida para nossa população, esta é uma meta do nosso Governo que será perseguida até o fim. Ficamos gratos por estarmos recebendo um apoio nunca visto antes do Governo Federal”, Declarou o prefeito Luciano Duque.