Serra Talhada implanta projeto de Retinopatia Diabética

Serão atendidos inicialmente 200 pacientes nos dias 28 e 29 de novembro na Unidade FAV […]

Leia mais…

publicado: 25/11/2019 10h52,
última modificação: 25/11/2019 10h52

Inaugurada em agosto de 2018, a Unidade Avançada em Oftalmologia da Fundação Altino Ventura -FAV completou o seu primeiro ano de funcionamento em Serra Talhada, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Alémdos procedimentos oftalmológicos que já vem sendo ofertados à população serra-talhadense nesse período, incluindo consultas, exames e cirurgias, a Unidade FAV está implantando o projeto de “Uso de Inteligência Artificial no Combate à Cegueira por Retinopatia Diabética”. O projeto é pioneiro no Nordeste e utiliza a telemedicina para identificar a retinopatia diabética, doença que é uma das principais causas da cegueira.

A partir de uma imagem de fundo de olho, a retinografia, é possível fazer um diagnóstico e ampliar o acesso ao tratamento. A iniciativa da FAV utiliza o software Dart, cedido gratuitamente pelos chilenos criadores da tecnologia, Rodrigo Danoso, oftalmologista, e José Tomás Arenas, engenheiro elétrico e industrial.

ATENDIMENTO AOS PACIENTES

Nesta semana, dias 28 e 29, as equipes técnica e médica da FAV Recife estarão em Serra Talhada atendendo pacientes com sintomas da doença que foram identificados durante a triagem a partir das unidades de saúde.

Inicialmente, serão atendidos 200 pacientes nos períodos da manhã e tarde, a partir das 07h, na Unidade Avançada em Oftalmologia da Fundação Altino Ventura – FAV, localizada no Alto da Conceição.