A Secretaria de Saúde de Serra Talhada, por meio do Setor de Epidemiologia e da Atenção Básica, vem promovendo diversas ações educativas e de monitoramento das doenças diarréicas agudas no município.
O Sistema de Monitorização das Doenças Diarréicas Agudas (MDDA) tem o objetivo de monitorar a incidência das diarreias, visando detectar precocemente surto da doença, investigar suas causas e manter atividades contínuas de educação em saúde, com o propósito de diminuir sua incidência e letalidade.
Dentro do Sistema de Monitorização estão sendo realizadas palestras nas unidades de saúde e visitas domiciliares, com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados domésticos necessários para evitar as doenças diarréicas, incluindo a higienização e manuseio correto dos alimentos.
Aron Lourenço, secretário-executivo de Saúde, comenta as ações. “Para diminuir a incidência dos casos, em conjunto com a Atenção Básica, foram realizados trabalhos educativos nas unidades de saúde, onde as enfermeiras juntamente com os Agentes de Saúde fazem palestras e visitas domiciliares com as equipes de Atenção Básica para orientar a população quanto aos cuidados domésticos, de higiene e cuidado com os alimentos”, disse.
“É preciso todo cuidado com os alimentos, lavar as frutas e verduras antes de serem consumidas e evitar deixar esses alimentos expostos, de preferência guardar na geladeira. Importante manter casa e quintal sempre limpos para evitar moscas, assim como os reservatórios de água para evitar microorganismos, e toda vez que for trocar a água do reservatório, pote, filtro tem que lavar bem o local e desinfetar, higienizar as mãos com frequência e em casos de sintomas procurar os postos de saúde imediatamente”, orientou Aron.