Secretaria de Agricultura incentiva a criação de camarão em Serra Talhada

Projeto piloto está sendo implantado no Distrito de Tauapiranga […]

Leia mais…

publicado: 05/02/2019 10h03,
última modificação: 05/02/2019 10h03

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos – SEMARH, iniciou na última quarta-feira (31.01), um projeto inovador no Sertão pernambucano, a carcinicultura familiar. A propriedade onde está sendo executado o projeto piloto fica localizada no distrito de Tauapiranga e foi pré-selecionada pela equipe técnica multidisciplinar da SEMARH por possuir poço com uma boa vazão de água e elevado teor de salinidade, tornando  assim a atividade tecnicamente viável.

Além da doação de 30 milheiros de pós-larvas do camarão marinho Litopenaeus vannamei, a SEMARH realiza todo o acompanhamento técnico na propriedade, ensinando ao agricultor todo o manejo nutricional, sanitário e hidrológico, bem como auxilio nas etapas de aclimatação, despesca e comercialização.

A atividade surge como uma excelente alternativa para os agricultores que possuem poços com elevados teores de sal. “Nossa expectativa é o aproveitamento de águas impróprias para a dessedentação humana/animal e para as culturas agrícolas, aumentando assim o leque de atividades da agricultura familiar serra-talhadense”, afirma o engenheiro de pesca da SEMARH, Amom Nascimento.

“Toda a renda que eu e minha família possuímos vem do nosso trabalho na fazenda, de uma ovelha, porco, peixe que vendemos, de uma palma, e agora vamos ganhar mais uma renda; estamos animados” afirma o agricultor familiar Neto Rocha.

O ciclo do camarão está previsto para durar 90 dias e com a elevada demanda e valor do produto na cidade a tendência é de uma boa resposta econômica. “Esse é mais um projeto em execução da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que tem recebido total apoio do prefeito Luciano Duque e segue trabalhando fielmente e sem medir esforços para o desenvolvimento da agricultura familiar do município”, comentou o secretário Zé Pereira.