Na última quinta-feira (13) o secretário da Saúde de Serra Talhada, Dr. Luiz Aureliano, juntamente com o gerente de Vigilância em Saúde do município, Aron Araújo, participarou com cerca de 200 profissionais, entre médicos e enfermeiros da rede estadual de saúde, de capacitação em manejo clínico da dengue.
“É um enorme desafio à luta contra a dengue e precisamos estar preparados para o diagnóstico preciso e rápido, assim amenizaremos os transtornos de saúde causados pelo mosquito Aedes aegypti”, declarou o secretário Luiz Aureliano.
Para Aron Araújo, “Toda e qualquer capacitação é sempre muito bem vinda, ainda mais se tratando de uma doença cercada de tantos trabalhos complexos para sua prevenção e diagnóstico”.
Em Serra Talhada o Núcleo de Vigilância em Saúde tem mantido um trabalho constante, através dos seus Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que percorrem toda área do município em busca de focos, procurando conscientizar a população para s cuidados básicos, inclusive com ampla campanha através de rádio e carro de som.
O projeto recebeu profissionais das seis grandes emergências de Pernambuco, Hospitais Regionais, Unidades de Pronto-Atendimento e Postos de Saúde da Família. Nos dias 13 e 14 do próximo mês acontecerá a segunda etapa, onde outros médicos também serão capacitados.