A Secretaria de Saúde (SMS) de Serra Talhada continua intensificando as ações de combate às doenças transmitidas através da água. Depois de viver uma ameaça de surto de diarréia no começo do ano onde a SMS agiu rápido e reuniu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), intensificando o trabalho de tratamento da água que é distribuída na zona rural através de carros pipa, nesta sexta-feira (14) aconteceu mais uma ação, desta vez a SMS distribuiu 87 filtros com moradores, através da USF COHAB II.
Os filtros chegaram através de parceria da Prefeitura de Serra Talhada e Governos Estadual e Federal, por meio da Operação Seca que desenvolve ações de convivência com o semiárido. Os critérios adotados para distribuição foram: Não possuir filtro e ter crianças em casa.
Segundo Rosa Ângela, enfermeira chefe da USF, através dos ACS detectou-se que grande parte da população não possui filtro ou o hábito de filtrar a água, diante disso, desenvolveu-se um trabalho de conscientização da população, principalmente nas casas onde existem crianças. “É um trabalho contínuo, través dos agentes e da Unidade, sempre procurando mostrar a importância de tratar a água que se consome, para assim evitar algumas doenças”, disse a enfermeira.
Antes da distribuição o Dr. João César que atende naquela USF, ministrou breve palestra esclarecendo sobre a importância da água e os devidos cuidados para se evitar as doenças transmitidas por ela quando ingerida sem antes ter sido tratada adequadamente. Segundo o médico com o cuidado de filtrar, ferver e clorar (Tratar com Cloro) pode-se evitar a transmissão de doenças como parasitoses e giardíases, exemplificou João César.
O trabalho na prevenção de doenças tem sido uma das marcas da Secretaria Municipal de Saúde, frequentemente o secretário, Dr. Luiz Aureliano tem frisado que “a prevenção é o melhor remédio”.