(Texto: Rochany Rocha)
Ainda dentro da programação voltada para a Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada realizou, na manhã de ontem, atendimento e palestras para as mulheres do Grupo Percon.
“Quanto antes a doença for diagnosticada, mais cedo começa o tratamento, e maiores são as chances de cura. Além disso, é um assunto pertinente para homens e mulheres. O papel da família na prevenção é crítico e, por que não dizer, um ato de amor”, disse a Secretária de Saúde, Márcia Conrado.
Ainda de acordo com Márcia, “explorar questões e dúvidas de funcionários que têm pessoas próximas (da família ou amigos) com câncer pode ajudar. O tema ainda é um tabu. É importante lembrar a data, mas é mais importante ainda lembrar às mulheres de fazer o autoexame e saber o que procurar”.
A Secretária citou a ONG Se Toque, que criou um colar de pérolas, com diferentes tamanhos de pérolas que remetem a diferentes estágios da doença e, falou da importância de se consultar um médico regularmente para fazer exames de diagnóstico que detectam qualquer alteração nas mamas de forma mais precoce que o autoexame.