Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Serra Talhada aderiu, entre os dias 25 e 29 deste mês, à campanha Novembro Azul, direcionada especialmente aos homens. Neste sentido, a Secretaria de Saúde procurou conscientizá-los sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
O evento de encerramento da campanha aconteceu na noite última terça-feira (26), no auditório do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, no centro da cidade. Na ocasião, o médico Breno Ferraz palestrou sobre temas relacionados à saúde do homem. Houve ainda distribuição de quites informativos, brindes e lanches.
A campanha do Novembro Azul em Serra Talhada funcionou em todas as unidades de saúde da família (USF) do município. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.
O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto.
O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer.