Integração família – escola

Projeto visa melhorar o desenvolvimento educacional dos alunos […]

Leia mais…

publicado: 11/08/2015 09h04,
última modificação: 11/08/2015 09h04

reuniao

A educação é um fenômeno complexo e demanda grandes desafios, e a parceria escola-família é uma das estratégias vitais para o enfrentamento dos problemas. Indubitavelmente, a participação continuada e progressiva dos pais na vida da escola é essencial para o aprendizado da criança.

Pensando nisso, além de investir em novos educandários, a Prefeitura de ST está desenvolvendo diversas ações de cunho pedagógico que visam o fortalecimento da Educação Infantil e o Ensino Fundamental com base na relação escola-família, com o objetivo de fortalecer a interação família-escola, através de diálogos com as famílias e palestras intituladas, “Escola e família: uma parceria que dá certo!”.

De acordo com o Secretário Executivo de Educação, Cícero Lopes, desde julho estão acontecendo reuniões com a participação dos pais, professores e gestores, a fim de estreitar esses laços e que os alunos tenham mais apoio e desenvolvimento educacional. “Estamos discutindo caminhos para a construção de uma parceria eficiente em vista da educação das nossas crianças”.

O secretário falou ainda, sobre a importância da família no processo educacional. “O aprendizado formal é missão da escola, porém, no espaço familiar também se educa. Na verdade, a família é, por excelência, o primeiro lócus educacional, é lá que se pode estabelecer os estímulos para aprender e obedecer regras, dar limites e trabalhar valores. E isto hoje é cada vez mais importante, pois a indisciplina figura como um dos grandes limitadores da educação escolar no século XXI. Todos nós professores não temos dúvida de que é imprescindível apostar na relação escola-família e que a participação contínua e progressiva dos pais na vida escolar pode se tornar a base para a melhoria da educação no Brasil”, finaliza Cícero.