Previsto para ficar pronto em até 18 meses, o campus do IFSertão (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão) em Serra Talhada começa a virar realidade. A licitação para o início das obras de construção da sede acontece no próximo dia 5 de setembro. Após essa etapa, a população verá, a partir de outubro, máquinas, cimento e sonhos sendo despejados num terreno de 62 hectares, às margens da PE 320, que liga Serra ao município de Afogados da Ingazeira.
A obra do IFsertão, bancada pelo Governo Federal em Serra Talhada, está orçada em R$ 10 milhões e conta com a parceria do Governo Municipal, que ficou responsável pela doação do terreno. Além disso, a prefeitura firmou parceria também para disponibilizar o transporte escolar na locomoção dos futuros estudantes, bem como custear a energia elétrica.
Engenheiros, professores e pró-reitores do IFSertão estiveram em Serra Talhada, no final da tarde desta quinta-feira (29), para acompanhar os estudos topográficos do futuro campus no município. Eles foram acompanhados do prefeito Luciano Duque e do secretário municipal de Obras, Cristiano Menezes.
“Esse campus representa mais uma grande obra que vem engrandecer a educação em nossa cidade e que vai evitar o êxodo de muito de nossos jovens, pois eles poderão encontrar ótimas oportunidades de estudo e qualificação profissionals na própria terra onde nasceram”, comentou o prefeito Duque.
O professor de agronegócio e responsável pela instalação do campus na cidade, Jeziel Júnior, esclarece que o IFsertão Serra Talhada será agregado à reitoria do instituto em Petrolina. E que já estão garantidos os cursos superiores de Engenharia Civil e Licenciatura em Física. Entre os de nível técnico, Eletrônica, Logística e Refrigeração.
“Essa obra chega a cidade com o apoio essencial da prefeitura, que não mediu esforços, junto com a nossa equipe, para resolver no tempo mais rápido possível todos os entraves que pudessem atrasar a construção desse empreendimento”, ressaltou Jeziel Júnior. O campus do IFsertão em Serra Talhada terá 12 salas, ginásio poliesportivo, laboratórios e auditório.
Seis meses após a licitação, o Instituto lançará edita de concurso público com cerca de 80 vagas para professores e técnicos administrativos. Representando o reitor Sebastião Rildo Diniz, compareceram ainda à visita do futuro campus do IFsertão na Capital do Xaxado o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cícero Antônio; a pró-reitora Institucional, Denice Amorim; o diretor de Orçamento e Licitação, Luciano Lhotellier