Desde o dia 03 de março a Rede Municipal de Ensino retornou com aulas presenciais para as turmas de Educação Infantil (Pré I e II), Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos – EJA, atendendo mais de 11.000 estudantes de forma 100% presencial, com carga horária regular nas Unidades de Ensino.
Dando continuidade ao cronograma do retorno presencial, a Secretaria Municipal de Educação definiu as datas do retorno das turmas do Maternal nas creches do município. Segundo a secretária de Educação, Marta Cristina, o retorno será gradativo, dos alunos maiores para os menores. O Maternal III retornará no dia 23 de março e os Maternais I e II no dia 04 de abril.
“Pensando na segurança de todos, inclusive dos nossos alunos de Creche, o Município entendeu a necessidade de aguardar um período de adaptação dos estudantes que já retornaram, como forma de observar o cenário de contaminação do vírus causador da Covid-19, dentro das instituições de ensino, sendo necessários ao menos quinze dias de aulas para ter um parâmetro real desse cenário. Após esse período, as turmas de maternais iniciarão o retorno presencial de forma gradativa, dos maiores para os menores, sempre com um período para observação, tendo em vista que se tratam de crianças bem pequenas que ainda não conseguem fazer uso de máscaras de proteção facial e que permanecerão na instituição durante todo o dia, de forma integral, mantendo toda a rotina de alimentação, banho, hora do sono, atividades pedagógicas etc. Sendo assim, é muito difícil conseguir manter distanciamento entre elas”, explicou Marta.
O Município tem atualmente 693 alunos do Maternal matriculados na rede pública. Os alunos têm entre 0 e 3 anos.
RETORNO DO MATERNAL
23/03 – Maternal III
04/04 – Maternal I e II