A Creche São João Batista, no bairro IPSEP, promoveu na manhã desta quarta-feira (25), uma passeata ecológica envolvendo alunos, pais, professores e funcionários da instituição. A caminhada teve como objetivo incentivar a preservação do meio ambiente através de práticas simples dentro da comunidade escolar, como, por exemplo, a destinação adequada do óleo de cozinha, que não deve ser descartado no ralo da pia, uma ação da campanha “Lugar de Óleo não é no ralo da pia”.
Aproximadamente 120 crianças com idades entre 03 a 05 anos fizeram parte desse movimento, acompanhadas das professoras e dos pais e/ou responsáveis, percorrendo diversas ruas no entorno da creche e entregando folhetos educativos sobre o tema e a destinação correta do óleo.
“Nós, professoras, visamos sensibilizar a comunidade a desenvolver e praticar ações de respeito e valorização a cerca do meio ambiente, preservando e semeando boas práticas ambientais”, explicou a professora Delaine Moura. A gestora Ivete Campos ressaltou que a campanha será fortalecida: “Vamos juntos com a secretaria de meio ambiente e com as famílias do bairro continuar nessa luta de conscientização da comunidade, todos em prol do meio ambiente”, disse.
A ação promovida pela Creche São João Batista contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realizou no período da noite uma importante palestra na creche sobre a preservação ambiental e a destinação adequada do óleo de cozinha, além da contribuição das secretarias de Saúde e Executiva da Mulher.
Ponto de coleta – A partir de agora a Secretaria Municipal de Meio Ambiente será ponto de coleta do óleo de cozinha. O produto deve ser resfriado e colocado em uma garrafa pet, depois entregue na referida secretaria.