Nesta sexta-feira (14) o Bairro do Borborema em Serra Talhada parou para assistir as comemorações feitas pela Casa da Cidadania ao Padroeiro do Bairro: São José.
As comemorações que já vem acontecendo com novenário desde o começo da semana se encerram no próximo dia 19 (dia de São José) com procissão pelas ruas de toda comunidade.
Nesta sexta-feira foi a vez da Casa da Cidadania, instituição que trabalha com crianças e adolescentes do bairro, prestar sua homenagem ao seu padroeiro e a ela se juntaram escolas de bairros vizinhos.
Com desfile pelas principais ruas, as bandas da Escola Antonio Medeiros (Borborema), Tabelião Antonio Alves de Sousa (Malhada) e Antonio Timóteo (Bom Jesus), levando consigo além dos alunos da Casa do Cidadania também de outras instituições, como da Pastoral da Criança.
Com faixas e cartazes as crianças traziam apela pela paz e pela preservação da natureza. Com desenvoltura e muita alegria professores e alunos deram um colorido todo especial ao bairro que tem um longo histórico de violência e drogas, uma realidade que vem sendo mudada aos poucos graças ao trabalho contínuo da Casa da Cidadania que desde 2008, com professores e voluntários levam educação e arte para a comunidade.
Estavam presentes no evento o secretário de Educação do Município, Edmar Júnior, que representou o prefeito Luciano Duque, ausente por motivo de viagem, o Presidente da Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, Tarcisio Rodrigues,o secretário Adjunto de Esportes, Vinícius Feitoza, o ex-prefeito Carlos Evandro, todos parceiros da Instituição Casa da Cidadania e o vereador Dedinha Inácio, idealizador e fundador da instituição que visivelmente emocionado acompanhou toda comemoração.
A Casa da Cidadania tem como coordenadora e presidente a professora Maria das Graças Silva e conta atualmente com uma sala de informática, espaço esportivo e cultural, salas para oficinas de artesanato, refeitório, biblioteca e sala de costura. A Instituição acolhe 308 crianças e adolescentes, além de grupos de convivência, como o caso dos grupos de idosos e jovens. A casa serve 4 refeições diária para seus usuários (café, almoço, lanche e janta).