Nesta sexta-feira (23) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) vão ocupar a Concha Acústica, no Marco Zero da Cidade para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
O Dia Nacional foi comemorado no último domingo, dia 18, mas aqui na Capital do Xaxado as comemorações acontecem nesta sexta-feira, e uma vez que o CAPS-AD III é um centro regional de atendimento nesta área, outros municípios, como Floresta e São José do Belmonte estarão participando do movimento, além de instituições parceiras como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Clínica Psiquiátrica São Vicente.
O objetivo do movimento antimanicomial é acabar em definitivo com internações de doentes mentais em manicômios. Um grito de liberdade para os doentes, defende a organização da Luta, segundo eles, o internamento em manicômios, a base de drogas pesadas só prejudica o paciente.
“Os tratamentos devem ser feitos através de inclusão, com trabalho e atividades de lazer que lhes passe sensação de bem estar”, declarou Michelly Meneses, coordenadora do CAPS-AD de Serra talhada.
O evento vai começar as 9 horas e durante o mesmo grupos de danças de diversas instituições e a Filarmônica Vilabelense se apresentarão..