A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Educação, participou de reunião na manhã desta terça-feira (08) para compor a parceria junto a diversos órgãos correlatos e setores da sociedade, no sentido de promover ações preventivas na área da segurança pública.
A reunião aconteceu no 14º Batalhão de Polícia Militar, com a presença do Secretário Municipal de Educação, Edmar Júnior, gestoras de escolas da rede pública de ensino, o Comandante Tibério, o Capitão Nunes e o Segundo Sargento responsável pelas ações do Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROERD) em Serra Talhada, J. Coelho.
Para os próximos meses será repensada uma tática de segurança para os crimes de proximidade, segundo o Comandante Tibério, a partir das escolas e da comunidade.
A reunião também serviu para que gestoras fossem consultadas a respeito do serviço de Patrulhamento Escolar, como também para repassar ao comando regional da Polícia Militar, as principais preocupações e as possíveis soluções para os problemas apresentados, como por exemplo, a aplicação dos serviços de inteligência da PM-PE.
Da reunião, saiu uma agenda que o Comandante Tibério apresentou para construção em parceria com os diversos órgãos públicos que atuam na segurança pública, na educação e na proteção de crianças e adolescentes.
“Há a intenção de iniciar em Serra Talhada um programa que utiliza ação de todos os órgãos e repartições públicas e privadas preocupadas com a questão da segurança pública e educação. O objetivo é combater principalmente os crimes de proximidade, que envolvem pessoas do mesmo círculo de relacionamento. Por isso a prioridade para escolas e comunidades enquanto espaços de convivência a serem abordados no programa ‘Juntos pela Paz’, que deverá realizar uma caminhada pelas ruas de Serra Talhada, ainda neste segundo semestre”, explicou o comandante.
O formato de uma campanha de impacto socioeducativo para prevenção dos crimes de proximidade, será discutido no decorrer do mês de julho com outros agentes públicos, a exemplo da própria Prefeitura de Serra Talhada e Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Tutelar, a Polícia Civil, o Poder Judiciário, Gerência Regional de Educação (GRE), a imprensa e Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
“A gente possui uma boa parceria com a Polícia Militar através do PROERD, fazendo o trabalho de prevenção e combate ao envolvimento de adolescentes e jovens com as drogas. O Comandante Tibério vem com mais uma iniciativa de prevenção e nós abraçamos essa política que implantaremos nas escolas, mostrando as mazelas que as drogas trazem, ao mesmo tempo combatendo a violência com afinco, através desse programa”, afirmou Edmar Júnior.
Para a gestora da escola municipal Nossa Senhora da Penha, Jacinta Ferraz, a ação “é mais uma oportunidade de todos darem as mãos para que a iniciativa dê certo, pois os adolescentes precisam desse apoio e orientação, para que a educação seja sempre priorizada”.