ST deflagra o dia D no combate a Dengue e Chikungunya

As ações da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada (SMS), através do seu Núcleo de Vigilância em Saúde, reuniu neste sábado mais de 80 pessoas entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, ACS, ACE e voluntários e intensificaram neste sábado (6) (dia D de combate a Dengue e a Febre Chikungunya), suas ações nos bairros […]

Leia mais…

publicado: 06/12/2014 13h15,
última modificação: 06/12/2014 13h15

dengue 4As ações da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada (SMS), através do seu Núcleo de Vigilância em Saúde, reuniu neste sábado mais de 80 pessoas entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, ACS, ACE e voluntários e intensificaram neste sábado (6) (dia D de combate a Dengue e a Febre Chikungunya), suas ações nos bairros Mutirão e Cohab.

dengue 1

Retirada de lixo e entulhos de ruas e canais, numa parceria com a Secretaria de Serviços Públicos já vem sendo realizada deste a última quarta-feira (4), numa antecipação ao trabalho que tem seu ápice neste sábado (6), mas que, conforme adverte Aron Lourenço, Secretaria Adjunto do Município, “não para por ai, temos um trabalho rotineiro, o combate ao mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya é permanente, depende de estarmos sempre alerta e de contarmos com a participação de toda população”, disse ele.

 

Além da remoção de lixo e entulhos das ruas, agentes da SMS estão visitando domicílios para retirada de objetos que possam servir de depósito para reprodução do mosquito Aedes aegypti. Potes de margarina, pneus velhos, garrafas, copos descartáveis… tudo isto deve ser evitado manter nos quintais e a população está sendo orientada a manter cobertos os reservatórios de água. Nas visitas, os agentes orienta os moradores e distribui material educativo.

 

“Não cansamos de repetir que nosso maior parceiro nesta campanha é a população. O combate ao mosquito passa primordialmente por prevenção”, alerta Aron.