O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) de Serra Talhada tem se destacado pela sua preocupação em oferecer terapias ocupacionais para os seus usuários. Freqüentemente cursos e palestras são realizadas no espaço que tem como objetivo principal a reinserção dos mesmos no seio da família e da comunidade;
Em parceria com os Estagiários do Curso de Residência em Saúde Coletiva da UPE, o CAPS AD vem desde a semana passada, mais uma vez oferecendo ações de envolvimento ocupacional e orientações para os usuários do Centro.
“Um trabalho excelente, que trás conhecimentos e que ocupa o tempo ocioso de todos eles (usuários), além de levantar a auto-estima, fazendo-os sentirem-se mais úteis e mais inseridos na comunidade”, declarou Soraya Emanuele, que responde pela coordenação do CAPS AD, substituindo Michelly Meneses, atualmente em licença maternidade.
Segundo Soraya, o Curso de Residência da UPE está sendo realizado em Garanhuns e Serra Talhada, sendo a parte teórica na cidade do Agreste e a parte prática na Capital do Xaxado. Os estagiários montaram com os usuários do CAPS AD uma horta, mostrando a cada um a importância da produção de alimentos saudáveis e também, através de gincana de conhecimentos, promoveram palestras com orientações sobre saúde.
“A parceria continua com os estagiários da UPE, assim como também deverão está retornando os cursos. Estamos sempre em busca de tratamentos alternativos, além do medicamentoso, pois acreditamos que este convívio, esta interação traga benefícios para nossos usuários”, finalizou Soraya.