Nessa quarta-feira (12) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove o dia “D” de combate a tuberculose, e com o tema: “A tuberculose ainda existe e tem cura” , através do seu núcleo de Vigilância Epidemológica, estará realizando em todas as Unidades de Saúde do Município, palestras educativas enfatizando os principais sinais e sintomas da doença, destacando importância da prevenção e diagnóstico precoce.
A tuberculose, considerado no início do século XX como o “mal do século”, ceifou milhões de vidas em todo mundo. Depois de duro combate a doença praticamente “desapareceu”, “isto porém não quer dizer que possamos fIcar desatentos, a doença existe, a diferença é que tem cura, para isto se faz necessário a conscientização da população para o diagnóstico precoce e o tratamento devido”, orienta a secretária de saúde DE Serra Talhada, Dra. Márcia Conrado.
Pessoas com tosse há três semanas ou mais, febre no final da tarde e perda de peso, devem procurar sua unidade de saúde para realização do diagnóstico clínico e laboratorial, “não custa nada, é grátis, assim como o tratamento”, destaca a secretária de Saúde.