O último dia da programação do “Outubro Rosa” em Serra Talhada foi movido à festa e muita prestação de serviço pelo governo municipal. Pela manhã a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou os atendimentos para a Lagoa Maria Timóteo e no final da tarde uma caminhada saindo da Praça Dr. Sérgio Magalhães em direção a Academia das Cidades do Bairro Bom Jesus marcou o encerramento das atividades, que ofereceu na Academia novos testes de HIV, Sífilis e Hepatites de graça para a população e muita malhação. A caminhada contou com parceria das secretarias da Mulher (SEMU), Esportes/ Lazer e Saúde.
Segundo estimativa da SMS, desde o início até esta quarta-feira (22) foram realizados aproximadamente 1.940 testes, distribuídos 15 mil preservativos masculinos e outros 1.000 (hum mil) femininos, além de quase cinco mil gel lubrificantes. Já os exames de mamografia ficaram abaixo do esperado pelo governo, que disponibilizou mais de 400 exames e foram marcados pouco mais de 100.
Ao redor do planeta o Movimento Outubro Rosa buscou despertar nas mulheres a atenção para realizar o exame de mamografia, arma eficaz na detecção precoce, fator preponderante para enfrentar esse vilão que responsável pela morte de milhares de mulheres no mundo.
Na saída da caminhada a Secretária da Mulher e vice-prefeita, Tatiana Duarte falou aos participantes e parabenizou todas que estavam presentes lembrando que as “mulheres da Capital do Xaxado não se omitem, estão sempre presentes, estão sempre ativas em todos os movimentos a seu favor”, disse ela.
HOMEM – Diversas entidades já se movimentam para iniciar no próximo mês o Movimento Novembro Azul, que semelhantemente, foca sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é ainda mais incidente que o de mama.