Primeiras turmas do Pronatec no IF Sertão recebem certificados

A Prefeitura de Serra Talhada, demandante no programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realiza a coordenação social e profissional, inscreve, mobiliza o publico alvo, acompanha a execução dos cursos e mais, segue o aluno até sua inserção no mercado de trabalho. Na noite […]

Leia mais…

publicado: 02/10/2014 15h15,
última modificação: 02/10/2014 15h15

Pronatec 5A Prefeitura de Serra Talhada, demandante no programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realiza a coordenação social e profissional, inscreve, mobiliza o publico alvo, acompanha a execução dos cursos e mais, segue o aluno até sua inserção no mercado de trabalho.

Na noite desta quarta-feira (01), o governo municipal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF – Sertão), Campus Serra Talhada, realizaram a solenidade para entrega de certificados de 151 alunos dos oito cursos do Pronatec, o vento aconteceu Pronatec 2na Câmara de Vereadores local.

O mercado de trabalho recebe então profissionais qualificados nas áreas de: Recepcionista, Apicultor, Inglês Básico, Montagem e Manutenção de Computadores, Aconselhamento em Dependência Química, Auxiliar Administrativo, Horticultor Orgânico e Agente De Proteção Social Básica.

O Coordenador do Pronatec no IF-Sertão Serra Talhada, Manoel Pedro da Costa Jr, falou da proposta do programa: “O sucesso desta noite é a concreta oferta de ensino público de qualidade. É oferecer uma formação técnica e continuada, pois o Pronatec 3Pronatec existe como ferramenta catalisadora do mercado, este é o grande legado que a proposta traz para Serra Talhada”.

A fixação do compus Serra Talhada é uma realidade. Que agente possa viver este momento festivo por outras incontáveis oportunidades. Temos certeza absoluta que estas pessoas que hoje saem qualificadas para o mercado de trabalho aplicarão seus conhecimentos na construção de uma sociedade melhor”, apostou o Magnifico Reitor, Ivaldo José da Silva.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Josenildo André Barboza, representou o Pronatec 4prefeito Luciano Duque que não pôde comparecer, uma vez que estava em viagem. Para Josenildo o conhecimento é chave importante na construção de melhores dias. “O conhecimento é a mola propulsora capaz de abrir portas e o Pronatec vem com este intuito de qualificar os cidadãos serratalhadenses para o mercado de trabalho, assegurando melhor renda e consequentemente qualidade de vida para eles e seus familiares”, disse o secretário.

Somente em 2014, mais de 2000 (duas mil) inscrições foram realizadas pela SDS, tanto na zona urbana, quanto rural. De acordo com dados da secretaria, mais de 150 jovens e adultos estão sendo capacitados em diversas áreas da economia rural como na comunidade de “Herculano”, Distrito de Água Branca, por exemplo, onde 26 pessoas estão sendo capacitadas para a Cadeia Produtiva do Leite.

Além do IF-Sertão, os cursos do Pronatec também são ofertados pela UFRPE- Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e pelo sistema “S”. Novas turmas serão formadas em novembro nas seguintes modalidades: FIC (Formação Inicial e Continuada) FIC MULHERES MIL, voltado para mulheres em condição de vulnerabilidade social e o FIC EJA exclusivo para alunos matriculados em cursos de jovens e adultos do município.