Agriultores de ST recebem cuidados da Prefeitura

A parceria entre as secretarias de Agricultura e Saúde de Serra Talhada, levou de volta a zona equipes de agentes do Núcleo de Vigilância em Saúde que foram dar continuidade a um trabalho iniciado em março deste ano, quando coletaram amostras de sangue dos trabalhadores rurais que realizavam manejo com agrotóxico, com a finalidade de […]

Leia mais…

publicado: 17/09/2014 16h13,
última modificação: 17/09/2014 16h13

A parceria entre as secretarias de Agricultura e Saúde de Serra Talhada, levou de volta a zona equipes de agentes do Núcleo de Vigilância em Saúde que foram dar continuidade a um trabalho iniciado em março deste ano, quando coletaram amostras de sangue dos trabalhadores rurais que realizavam manejo com agrotóxico, com a finalidade de detectar alterações causadas pelo produto e assim poder acompanhar e dar assistência necessária para o indivíduo.

As equipes retornam para entregar o resultado dos exames que, conforme informou o coordenador do Núcleo, Aron Lourenço, não foi registrado nenhuma alteração, no entanto ” algumas pessoas estão no limite, por isso, estamos aproveitando para fazer um trabalho educativo e preventivo”, disse Aron;

“Ao todo mais de 200 exames já foram entregues nesta primeira visita que começou a semana passada”, informou o secretário de Agricultura, José Pereira.

Desde a quinta-feira (11) que as equipes fazem visitas na zona rural, já foram visitadas as comunidades de Caiçarinha da Penha, Fazenda Jatobá, Fazenda São Bento, Fazenda Lagoa, Fazenda Gavião e Fazenda São Paulo.

Aproveitando a entrega dos exames, a Secretaria de Saúde está realizando testes de HIV, Sifiis e fazendo tipagem sanguínea, para classificar o RH da população. “Um trabalho que fazemos rotineiramente na zona urbana e que agora levamos para a população rural”, explicou Aron e acrescentou: “além dos testes, estamos também realizando palestras educativas, principalmente sobre o uso do agrotóxico a fim de conscientizá-los dos perigos e dos cuidados que devem serem tomados”.

De acordo com os número da Secretaria de Saúde, neste primeiro momento foram realizados 420 testes rápidos e 210 tipagem sanguínea e destruídos 800 preservativos e 200 gel lubrificante.

As ações continuaram nesta quarta-feira (17), as equipes do Núcleo de Vigilância em Saúde visitaram o Distrito de Tauapiranga, na sexta-feira (19) estarão em Serrinha, no sábado na Fazenda Pilãozinho, no domingo na Fazenda Melancia e no dia 27 (sábado) no distrito de Bernardo Vieira.

“Estamos dando continuidade a um trabalho que queremos intensificar, que é o de dar uma atenção especial aos trabalhadores que lidam com agrotóxicos. Queremos prevenir, alertar para os cuidados a serem tomados. Prezamos pela saúde e pelo bem estar da nossa população”, declarou a Dra. Márcia Conrado, secretária de saúde de Serra Talhada.