Aconteceu na manhã desta sexta-feira (29) no auditório da Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET) a audiência pública que tratou das metas fiscais do exercício 2013 e do primeiro quadrimestre 2014, assim como da revisão do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano de 2015.
O Controlador-Geral do Município, Thehunnas Mariano, expôs ao lado de colegas da pasta os avanços, metas e desafios e lembrou que é preciso comprometimento de toda gestão municipal para fazer uma gestão pública transparente e que se enquadre na Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Avançamos, mas isso não nos dá o direito de relaxarmos. Precisamos promover em conjunto os ajustes necessários para atingir todos os percentuais pela lei, estabelecidos. No comparativo 2013/2014 já enxergamos evolução significativa e queremos cumprir absolutamente com a nossa parte”, disse Thehunnas.
A Audiência Pública é uma das formas de participação e controle popular dos atos da administração. Trata-se de uma prestação de contas após o encerramento de cada quadrimestre, “é uma forma de transparência, responsabilidade social e respeito ao cidadão”, enfatizou Carlos Antonio, assistente da Controladoria do município, que apresentou todos os números a uma plateia atenta e que participou ativamente do momento.
A Realização da Audiência Pública atende ao determinado na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) que o Governo de Serra Talhada faz questão de cumprir, a fim de mostrar para população todos os seus atos. “Todos estes números já estão no portal da transparência, no site da prefeitura (serratalhada.pe.gov.br), mesmo assim, cumprindo a lei, fazemos questão de trazer ao público através desta audiência”, disse Carlos Antonio.
O Prefeito Luciano Duque participou atentamente, junto com os populares, além dele, diversos secretários do Governo, diretores e servidores municipais.