A Secretaria Municipal da Mulher (SEMU), nestes mês de dezembro vem realizando diversas atividades para fechamento do ano. Um ano que sefundo a equipe da secretaria foi muit proveitoso e trouxe ganhos significativos. Na quarta-feira (11) a SEMU realizou a sua última reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher este ano e também o segundo momento do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Contra Mulher.
Para secretária da Mulher, a vice-prefeita Tatiana Duarte, muitas vitórias foram alcançadas pela Secretaria na sua luta diária pelos direitos da mulher, principalmente através do trabalho de conscientização e das capacitações que permitiram as dezenas de mulheres se fortalecerem e fortalecerem suas rendas.
“A Secretaria foi incansável na busca por alternativas para melhoria da autonomia das mulheres serratalhadenses. Procuramos fazer isto conscientizando também os homens da importância do companheirismo de sua parceira e a necessidade de juntos poderem construir um futuro digno para sua famílias”, disse Tatiana Duarte.
Juntamente com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Secretaria concluiu também no dia 11 passado, mais um curso de capacitação para mulheres. Foram 11 mulheres que receberam capacitações sobre customização em sandálias e camisas, atividade que permite um incremento na rendas das mesmas.
De acordo com a secretária executiva da SEMU, Mônica Cabral, outros cursos já estão agendados com o SENAR para serem ministrados já a partir do início do próximo ano e, juntamente com este trabalho de capacitação e melhoria de renda das mulheres, a Secretaria garante que incrementará ainda mais suas campanhas e a sua luta em busca de aparelhos que funcionem em prol do bem-estar, da segurança e da dignidade das serratalhadenses.
Na quinta-feira (12), 19 artesãs, acompanhadas da secretária executiva, receberam no auditório do Banco do Brasil, no Recife, os certificados pela participação no projeto “Artesãs Empreendedoras”. Um projeto desenvolvido em parceria entre as Secretarias da Mulher do Município e do Estado.
Seis municípios Pernambucanos participaram do evento. Na oportunidade Mônica Cabral reapresentou o Prefeito de Serra Talhada e secretária Estadual dos Direitos da Mulher, Cristina Buarque, em nome do Governo do Estado já garantiu a participação de todas na próxima Feneart.