A noite desta quarta-feira (11) foi de festa no bairro São Cristóvão em Serra Talhada. Uma multidão se reuniu em frente à USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro para dá as boas vindas ao Dr. Leonardo Sanches Ortiz, médico cubano que chega à “Capital do Xaxado” através do “Programa Mais Médicos” do Governo Federal.
Numa cerimônia que contou com a presença do Prefeito Luciano Duque, da Primeira Dama Karina Rodrigues, da vice-prefeira Tatiana Duarte, do secretário de Saúde Luiz Aureliano, vereadores Jaime Inácio, Nailson Gomes, Sinésio Rodrigues, Manoel Enfermeiro e José Raimundo e ainda diversos secretários municipais e membros do Governo, o Dr. Leonardo recebeu das mãos de estudantes representantes da UEST e UAST um livro sobre o herói da revolução cubana, Che Guevara.
Arriscando-se no Português, o Dr. Leonardo Ortiz declarou para comunidade do bairro: “tenho muito carinho e amor para vocês e espero o mesmo de vocês para mim”.
Na mesma oportunidade Dona Olga Quirino, representando a comunidade do bairro, presenteou o médico com uma cesta contendo produtos regionais. “Dr. Leo, é assim que vamos chamá-lo, seja bem vindo à comunidade do São Cristóvão que lhe acolhe com muito carinho”, disse ela.
Mais uma vez o prefeito Luciano Duque agradeceu ao Governo da Presidente Dilma pelo programa e aproveitou para elencar as diversas obras que estão aportando no município através das ações do Governo Federal, entre elas a construção prevista para 2014 de uma UPA 24 hortas (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro do IPSEP, e finalizou dizendo: “Não estamos trazendo um médico para o São Cristóvão, estamos trazendo mais um membro para família de Vocês”.
O Secretário da Saúde, Dr. Luiz Aureliano lembrou a constituição dizendo que “A saúde é um direito de todos e uma obrigação do Estado” e frisou: “enquanto eu for Secretário de Saúde de Serra Talhada eu vou lutar pela saúde pública”, disse ele.
Ainda segundo o secretário outros médicos cubanos ainda chegarão ao município, de início estes dois primeiros atenderão nos bairros Vila Bela e São Cristóvão, até abril de 2014 mais seis deverão reforçar o atendimento básico da saúde no município. “Queremos oferecer cobertura de 100%, até porque, a presidente Dilma já liberou recursos na ordem de R$ 4,5 milhões para construção de 10 UBS em nossa cidade”, anunciou o prefeito.