SMS entra em alerta contra o Sarampo em Serra Talhada

 A confirmação de 113 casos em vinte municípios de Pernambuco, com um óbito e outros 64 casos sob investigação, colocou em alerta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do seu Núcleo de Vigilância em Saúde, sobre a circulação do vírus no estado. A Secretaria reforçou suas recomendações a todos os profissionais de saúde do […]

Leia mais…

publicado: 28/11/2013 17h53,
última modificação: 28/11/2013 17h53

 A confirmação de 113 casos em vinte municípios de Pernambuco, com um óbito e outros 64 casos sob investigação, colocou em alerta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do seu Núcleo de Vigilância em Saúde, sobre a circulação do vírus no estado.

A Secretaria reforçou suas recomendações a todos os profissionais de saúde do município para que se mantenham alertas para qualquer caso suspeito da doença.

O coordenador do Núcleo de Vgilância da Secretaria Municipal de Saúde, Aron Lourenço informou que não existe nenhum caso registrado no município de Serra Talhada, “estamos fora da lista dos 20 municípios que registraram casos de sarampo no estado, isso, porém não impede que declaremos estado de alerta. Nosso trabalho principal é o de prevenção”, disse ele.

A SMS alerta que todo paciente que, independente da idade e da situação vacinal, apresentar febre, manchas vermelhas na pele acompanhados de sintomas como tosse, coriza, conjuntivite e principalmente para aqueles que tenham  histórico de viagem para região metropolitana do Recife nos últimos 30 dias, ou contato neste mesmo período com alguém que tenham viajado, procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima ou o Centro de Saúde para maiores esclarecimentos.

O Secretário Luiz Aureliano informa que o “sarampo é altamente transmissível e pode ter apresentação grave e complicações sérias como pneumonia e encefalite, podendo chegar a evolução fatal, por isso o nosso cuidado. Nosso obrigação é zelar pela saúde de nossa gente”, disse ele.saúde

O vírus do sarampo pode ser transmitido 5 dias antes a 5 dias após a erupção cutânea e diante de uma exposição de um caso da doença, praticamente todos os indivíduos suscetíveis adquirem. Este é um dos motivos que a SMS solicita à população que procurem as unidades médicas em qualquer caso suspeito, a fim de evitar a proliferação do vírus. A realização de ações de notificação, vacinação e controle devem ser realizados de forma imediata, a partir da suspeita.