Serra Talhada vai realizar um Natal 100% sustentável. Esse é o planejamento do governo municipal, que reuniu secretários, empresários e lideranças de comunitárias em reunião na noite dessa terça-feira (12), para apresentar o projeto do ciclo natalino 2013, com o tema “Reciclando Sonhos”. Em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e associações de artesanato, várias ruas e avenidas serão decoradas com adereços típicos do período, essencialmente montados com material reciclável.
Durante a reunião, o empresariado topou apoiar a ideia da gestão municipal decorando 150 postes em quatro corredores principais da cidade. Além disso, a sede da prefeitura e praças em vários bairros vão ganhar decoração com iluminação em LED e adereços como guirlandas, bonecos e árvores natalinas a base, principalmente, de garrafas peti.
O projeto “Reciclando Sonhos” é pioneiro na região e vem sendo montado, exclusivamente, com a ajuda de artesãos locais, que receberam orientação por meio de oficinas através do Sesc (Serviço Social do Comércio) e grupos culturais. “Espero que esse seja o primeiro passo para um trabalho de conscientização que só deve crescer”, comentou a primeira dama do município, Karina Rodrigues, principal incentivadora da ideia e que vem coordenando os preparativos do projeto.
Outra novidade que tem motivado a gestão do prefeito Luciano Duque a se engajar na iniciativa sustentável é o fortalecimento dos laços inclusivos. Para a montagem do “Reciclando Sonhos”, a prefeitura vem contando com o apoio da casa Boa Nova, ligada à Igreja Católica, que oferece acolhimento para dependentes químicos do município. Entre as atividades ofertadas aos usuários do centro de recuperação, estão atividades de reaproveitamento de material reciclável.
Além da Casa de Apoio e o empresariado local estão fortalecendo a montagem da decoração do ciclo natalino associações de artesãos dos bairros da Borborema, Caxixola, Cohab, mutirão e Bom Jesus. Todos concentram esforços, neste momento, na missão de ajudar a criar uma árvore natalina de garrafas peti com nove metros de altura.
“Estamos dando início a um projeto arrojado e contando com o protagonismo da própria população, através das associações, casas de apoio e a CDL, firmando o nosso objetivo de montar um Natal com inclusão social e ambiental”, disse o prefeito Luciano Duque.
O “Natal Reciclando Sonhos” de Serra Talhada terá um coral formado por estudantes de escolas municipais, que irá cantar na abertura do festejo. O município irá lançar também, em breve, campanha de conscientização – com distribuição de folders, spots de rádio, carros de som e porta a porta – para fortalecer a coleta seletiva na cidade para serem utilizados, principalmente, na montagem da decoração do ciclo natalino. Desde outubro, o governo vem incentivando a criação de pontos de coleta em escolas e restaurantes.
CALENDÁRIO E LOCAIS
A montagem dos adereços nas praças da cidade está prevista para começar a partir de 29 de novembro. A prefeitura divulga as praças que receberão a decoração: Praça Lampião, Academia das Cidades (Ipsep). Bom Jesus, Zé Marcolino, Concha Acústica, Vila Bela, Manoel Pereira Lins, Barão do Pajeú e Sérgio Magalhães.
Além disso, serão decorados os quatro corredores principais da cidade. São eles: Avenida Afonso Magalhães até a Rua Enock Inácio de Oliveira; da Estação do Forró/Praça Lampião/até a Enock Enácio de Oliveira; do Cristo do Bom Jesus até a Enock Inácio de Oliveira/passando na sede da prefeitura até a entrada da Praça Sérgio Magalhães; da Ponte do bairro Caxixola até a Rádio Cultura FM.
O prefeito Luciano Duque destaca que a escolha pela capacitação da mão de obra local na montagem da decoração foi importante para “fazer os investimentos girarem dentro do próprio município”, evitando desse modo, contratar empresas de fora.