O mês de outubro chega ao final trazendo boas notícias para Serra Talhada. Foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 23, a instrução normativa nº 30, assinada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro que trata da liberação de recursos para o saneamento global da cidade de Serra Talhada.
O empreendimento foi aprovado pelo Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC) e visa a implantação de todo esgotamento sanitário da Capital do Xaxado, elevando de 35%, que é a capacidade atual, para 100% a coleta e o tratamento dos esgotos da cidade, é uma obra no valor de 88 milhões, pactuada entre o Governo Federal e o Governo do estado de Pernambuco através da Compesa.
Esta é uma reivindicação antiga do município que já vinha sendo pleiteado em governos anteriores. Logo no início de sua gestão, o prefeito Luciano Duque reuniu-se com Roberto Tavares, presidente da Compesa onde trataram da questão, de imediato, o prefeito autorizou que os secretários responsáveis pelo setor providenciassem toda documentação necessária para se retomar o projeto, e procurou, através do senador Humberto Costa, da Ministra Ideli Salvatti e do próprio ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro a aprovação do pleito serratalhadense.
A publicação do Diário da União vem coroar um trabalho de articulação que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Luciano Duque quando de suas viagens para Capital Federal, e demonstra mais uma vez os estreitos laços que estão sendo criados entre seu governo e o governo da presidente Dilma Rousseff.
“São mais 88 milhões que serão aplicados em nosso município. Ao todo, cerca de 80 mil pessoas serão beneficiadas com a implantação de 125 quilômetros de tubulações de esgotos e a construção de uma estação de tratamento. Um sonho perseguido há muito tempo e que agora, través da disposição do presidente da Compesa, Dr. Roberto Tavares e dos compromissos que assumimos em Brasília, estamos vendo tornar-se realidade. É de fato uma grande vitória”, comemorou o prefeito Luciano Duque.
Para a equipe do governo municipal, esta é mais uma prova de que a estrada Serra Talhada/Brasília, tão criticada pela oposição, está de fato concretizada e trazendo resultados positivos para Capital do Xaxado