Diante de uma plateia formada por estudantes, secretários de governo, diretores, vereadores e educadores do município, foi lançado na noite dessa terça-feira (12) em Serra Talhada o Programa do Governo Federal “Mais Cultura nas Escolas”, executado no município numa parceria entre as Secretaria de Educação (SEST) e Secretaria de Cultura (SECULT). O programa foi apresentado durante solenidade realizada na sede da SECULT e tem como principal objetivo inserir a cultura e a arte na jornada pedagógica das escolas da rede municipal de ensino.
“Esta é uma conquista de todos aqueles que fazem cultura em nosso município, pois desenvolveremos atividades culturais dentro das escolas da nossa cidade. Serão atividades de dança, teatro, artesanato, pintura em pedra entre outras. Pretendemos que os trabalhos já tenham início no começo da próxima semana”, disse Anildomá Willans, secretário de Cultura de Serra Talhada.
O secretário de Educação, Edmar Júnior, expôs a felicidade do município que aprovou quatro projetos, enquanto que outras cidades do Pajeú não conseguiram emplacar nenhum. “Com o Mais Cultura nas Escolas nós teremos um acréscimo na jornada que alunos e educadores já têm, mas todos já vislumbramos com resultados compensadores com melhores resultados de escolas e alunos da nossa rede municipal de ensino”, previu Edmar.
Serra Talhada cadastrou 22 projetos dentro do Programa, sendo que quatro já foram contemplados e começam a ser executados em duas escolas da zona rural e duas da zona urbana, são elas: Escola Municipal Imaculada Conceição que fica no Distrito de Caiçarinha da Penha, que receberá o Projeto No Quintal do Museu. Escola em tempo integral Fausto Pereira, do Distrito de Loanda que sediará o projeto Memórias do Sertão. Escola Municipal José Rufino Alves, no Bairro da Caxixola, com o Projeto Pintando Cidadania e Escola Antônio Medeiros no Bairro do Borborema, com o Projeto Minha Escola no Museu – Minha Cidade Tem História.
O Prefeito Luciano Duque, fazendo uso da palavra reforçou o compromisso do seu governo com a melhoria da educação. “O governo tem a preocupação de melhorar a educação e neste projeto ganhamos o reforço da Secretaria de Cultura. Nós não investimos somente na estrutura física das escolas, mas buscamos a qualificação dos profissionais, como também implantamos programas e projetos que revolucionem o ensino e a aprendizagem dentro de nossas salas de aula, e claro, nos proporcione conquistas importantes no futuro de vocês (estudantes)”, disse o prefeito em seu discurso.