Caatinga: Secretaria de Agricultura de ST visita comunidade exemplo de manejo

A Secretaria de Agricultura de Serra Talhada segue adquirindo experiência e semeando conhecimento em todos os recantos do município. Na manhã desta quinta-feira (05), o secretário, José Pereira, esteve visitando o Sítio Buenos Aires, considerado reserva ambiental e berço do ambientalista Homembom Magalhães (Bonzinho). O chamado Dia de Campo, contou com mais de 08 (oito) […]

Leia mais…

publicado: 05/06/2014 21h30,
última modificação: 05/06/2014 21h30

IMG_1844A Secretaria de Agricultura de Serra Talhada segue adquirindo experiência e semeando conhecimento em todos os recantos do município. Na manhã desta quinta-feira (05), o secretário, José Pereira, esteve visitando o Sítio Buenos Aires, considerado reserva ambiental e berço do ambientalista Homembom Magalhães (Bonzinho).

O chamado Dia de Campo, contou com mais de 08 (oito) trabalhadores rurais que fizeram a forragem do capim alpiste e do sorgo e estocaram, garantindo pasto de qualidade para o rebanho.

A estiagem é uma realidade do homem do campo, do catingueiro, então o que ele precisa é encarar com mais seriedade esta característica climática, pois, estocando de forma correta a forragem mantém a qualidade em nutrientes por mais de dois anos”, disse Bonzinho Magalhães, proprietário do Sítio Buenos Aires.

IMG_1831Com um total de aproximadamente 1000 hectares, a reserva Buenos Aires é modelo em manejo, já que uma pequena parte é destinada ao plantio de pastagem, como também para criação de suínos, ovinos e bovinos. O modo sustentável proporciona renda ao homem do campo sem causar devastação no bioma caatinga.

Vale lembrar que mesmo após este corte e sem chuva de agora em diante é provável que daqui a 90 dias seja possível fazer um novo corte e forragem a partir desta mesma planta, isso graças a umidade do solo”, afirmou o secretário de agricultura, José Pereira, que ainda disse: “Nós estamos à disposição do homem do campo, seja desenvolvendo políticas ou subsidiando-as. Levamos os nossos técnicos e reproduzimos as experiências de sucesso nas demais regiões do município”.