SEMU debate saúde da mulher em encontro regional

Na manhã desta segunda-feira (26) a SEMU (Secretaria da Mulher de Serra Talhada) foi anfitriã do encontro regional proposto pela Secretaria da Mulher de Pernambuco. O evento contou com representantes de 14 municípios e aconteceu na sala de reuniões do CREAS (Centro de Referencia Especializada de Assistência Social), na Rua Henrique de Melo, centro. “os […]

Leia mais…

publicado: 26/05/2014 14h39,
última modificação: 26/05/2014 14h39

IMG_1444Na manhã desta segunda-feira (26) a SEMU (Secretaria da Mulher de Serra Talhada) foi anfitriã do encontro regional proposto pela Secretaria da Mulher de Pernambuco. O evento contou com representantes de 14 municípios e aconteceu na sala de reuniões do CREAS (Centro de Referencia Especializada de Assistência Social), na Rua Henrique de Melo, centro.

os encontros servem para a constituição dos Planos Municipais Intersetoriais de atenção integral à saúde da mulher. Isso não implica em custos aos municípios, na verdade é o melhor aproveitamento daquilo que já é oferecido. Muitas mulheres são violentadas, engravidam e desconhecem a existência do aborto previsto em lei, acabam por realizar de forma clandestina, e nós sabemos que muitas chegam a óbito. Então queremos que exista o treinamento adequado na rede pública de saúde para atender a esta mulher, não só nos casos de violência sexual, mas nos demais casos ordinários”, disse Rejane Neiva, Coordenadora em Saúde, Secretaria da Mulher do Estado.

De acordo com informações da Secretaria já aconteceu treinamentos com os profissionais do Hospital do Malam em Petrolina, Hospital Professor Agamenon Magalhães em Serra Talhada e em breve acontecerá com os do Hospital Regional Inácio de Sá em Salgueiro e Jesus Nazareno em Caruaru.

Serra Talhada já está bem adiantada neste processo, pois já houve um primeiro momento, e estamos pouco a pouco elaborando o plano de Serra Talhada e ganha força com este encontro regional. O nosso desejo é que esta transversalidade entre as secretarias da Mulher e de Saúde possa resultar em um trabalho primoroso que de fato chega até onde a mulher está”, disse Tatiana Duarte, Secretária da Mulher de Serra Talhada.