A Secretaria de Educação do Município de Serra Talhada realizou na noite desta terça-feira (29), o primeiro encontro do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) de 2014, estão previstos outros doze até o final do ano. O Pacto entre Governo Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Serra Talhada (CMST) e contou com a participação de 182 professores da rede municipal que estão inscritos no projeto, além de coordenadores e diretores de escolas e do Secretário de Educação Edmar Júnior e do vereador Jaime Inácio.
“Em 2013 foram dez encontros ao todo e a disciplina foi português, este ano teremos português e matemática. Entramos no segundo ano e segundo módulo e podemos assegurar que este projeto está preparando e motivando os professores, mesmo aqueles que já estão pensando em se aposentar. Com professores qualificados e motivados vislumbramos um futuro promissor para os nossos jovens que é assegurar que estejam alfabetizados com até os oito anos”, disse Joaquim Alves da Silva, coordenador do PNAIC no município.
Os professores que participam das capacitações recebem ajuda de custo de R$ 200,00 (duzentos reais) por módulo, recurso oriundo da União, enquanto isso os municípios se comprometem com toda a infraestrutura e bancam as viagens e estadias daqueles que realizam a capacitação.
“São em momentos como este que nos sentimos mais estimulados para conduzir os destinos das nossas crianças, seguramente teremos um ano muito produtivo”, disse o Secretário Edmar Júnior, que lembrou das melhorias que estão acontecendo na educação do país como um todo: “Até bem pouco tempo não tínhamos estas oportunidades, o estado finalmente compreendeu a importância de professores estimulados e este projeto já apresenta ótimos resultados”.
De acordo com o coordenador municipal do PNAIC, Joaquim Alves da Silva, em pouco mais de um ano o reflexo das ações começam a serem sentidas na melhora da leitura dos alunos, por exemplo.