Na manhã do último sábado (26) a Secretaria Municipal de Saúde comemorou o chamado dia “D” de vacinação contra a gripe. A ação aconteceu no Centro Municipal de Saúde (antigo Sesp) e teve início com falas breves do Secretário de Saúde Dr. Luiz Aureliano e do Prefeito Luciano Duque e culminou com vacinação.
“Estamos ampliando cada vez mais a atenção básica, que é onde se combate a maioria das doenças que acomete a população, hoje são oito médicos cubanos, vindos através do programa mais médicos do Governo Federal e um médico brasileiro atendendo nas USF’s. Nós sabemos que mais médico resulta em mais consultas, exames, medicamentos, ou seja, em mais custos, mas é prazeroso também enxergar que traz consequentemente mais saúde para nossa gente, sobre a vacina da gripe eu todo ano tomo e confesso que não sei o que é uma gripe a pela menos três anos”, disse o prefeito Luciano Duque que esteve acompanhado da primeira dama, Karina Rodrigues.
A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunização) no município, Clariana Novaes, lembrou que: “a cada ano diminui o preconceito das pessoas com a vacina e se comprova que dose é bastante eficaz no combate a gripe. Prova é que o ministério da saúde ampliou o público alvo, por exemplo, este ano estão inclusas crianças de seis meses a menos de cinco anos, mulheres que deram a luz à cerca de 45 dias, gestantes em qualquer período, doentes crônicos como hipertensos, diabéticos, quem tem problemas pulmonares e idosos acima de 60 anos, além dos profissionais de saúde”, disse Clariana.
De acordo com a coordenação do PNI durante a semana já esta sendo oferecida a vacina as comunidades rurais do município. A campanha seguirá até o dia nove de maio.
Estiveram presentes no evento, além do prefeito, diversos servidores públicos municipais, secretários de governo e povo em geral.