O projeto Cultura Viva da Secretaria de Cultura e Turismo de Serra Talhada (SECULT) esteve na noite desse domingo (06) no Bairro da CAGEPE. Os grupos de danças populares e o humorista Rubem Santos fizeram, com a interação do público, um verdadeiro espetáculo.
As apresentações aconteceram em frente igreja do bairro e atraíram centenas de pessoas. Composta em sua maioria por crianças, a platéia se divertiu muito com os grupos de danças culturais e com o show Stand Up do belmontense Rubem Santos.
Virgolino e Maria, personagens centrais da Caravana, envolveram o público e entre uma fala e outra do evento aproveitaram também para abordar temas do nosso cotidiano, como o ato de jogar lixo na rua, por exemplo. Atitude ligada diretamente aos transtornos das enxurradas no período chuvoso.
“O projeto tem como finalidade a formação de artistas e a resgate das tradições culturais. Assim oportunizamos uma formação continuada aos artistas locais e levamos as comunidades espetáculos de qualidade, semeando aí uma semente voltada para as nossas artes e os nossos costumes”, disse o Secretário de Cultura e Turismo de Serra Talhada, Anildomá Willams de Souza, que adiantou: “Em agosto e setembro levaremos o projeto também para zona rural”.
Ainda este mês, no próximo domingo (13) a Caravana tem um encntro marcado com a população do Alto da Conceição, onde se apresentarão apartir das 19 horas em frente ao Propac.
O prefeito Luciano Duque a Primeira Dama, Karina Rodrigues chegaram cedo para participar do evento e só se retiraram no final das apresentações. Também esteve presente o líder da bancada governista na Câmara de Vereadores, o vereador Manoel Enfermeiro.
“É maravilhoso ver a inserção social através deste projeto. Formando estas crianças dentro das oficinas da Secretaria, envolvendo também pais e mães de modo geral, assim conseguimos afastar toda família de zonas de instabilidade. Conseguimos em muitos casos afastar a família do convívio com as drogas e consequentemente de um ciclo de violência”, afirmou a primeira Dama Karina Rodrigues.
O prefeito Luciano Duque, um dos mais animados, também falou sobre o projeto: “Este é um momento importante, pois comemoramos o primeiro ano de Cultura Viva, um projeto que tem em seu DNA a idéia de formação artística e o lema de levar espetáculos para as comunidades nos fins de semana. O governo busca através de ações como esta construir uma nova página, incentivar as vocações, promover cidadania, ou seja, fazer aquilo que nunca havia sido feito no nosso município”, concluiu o prefeito.