No último final de semana de março Serra Talhada foi atingida por uma chuva torrencial, atípica para os padrões locais e trouxe transtornos para diversos moradores de alguns bairros da cidade.
De imediato o Prefeito Luciano Duque reuniu sua equipe e começou a agir para atender as famílias que foram mais atingidas. A primeira medida do prefeito foi decretar “Estado de Emergência” e em seguida colocar em campo equipes da Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Ação Social, Obras e Serviços Urbanos para mapearem todos os danos e tomarem suas providências.
Já nos primeiros dias deste mês de abril cerca de 100 cestas básicas foram distribuídas entre as famílias e a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Vigilância em Saúde providenciou a limpeza e desinfecção de todas as residências atingidas, ao mesmo tempo em que equipes das Secretarias de Obras e de Serviços Públicos estão providenciando reparos de calçamentos, desobstrução de bueiros e canais e fazendo levantamento de todos os pontos críticos para serem tomadas as devidas providências.
Por outro lado, a Defesa Civil juntamente com a Ação Social identificaram as necessidades de cada família e a todos foram oferecidos abrigo e providenciado seus cadastros para serem incluídos em algum tipo de benefício a que tenham direito.
“Infelizmente muita construção irregular obstruindo córregos e passagem de água foi permitido por governos passado, a nós cabe procurar minimizar o sofrimento destas pessoas, e estamos fazendo isso, inclusive, vamos procurar incluir algumas destas famílias, que atendam o perfil, no cadastro das moradias do Programa Minha Casa Minha Vida. O município não ficou inerte, agiu prontamente e continua em campo ao lado de todos que precisam de apoio”, declarou o prefeito Luciano Duque.
Mais uma vez, “blogs sensacionalistas” procuram explorar o assunto pelo lado negativo e de forma irresponsável acusam o Governo Municipal de não está “fazendo a sua parte”, quando a realidade é outra.
A Prefeitura lamenta tal comportamento e informa a população que está pronta para atender a todos os atingidos pelas águas da “tromba d’água” que atingiu a cidade. O comitê montado para tratar de todo assunto está localizado na sede da Secretaria de Serviços Urbanos, próximo a maternidade São Vicente.
O Governo entende que a grande maioria da imprensa, seja rádio, jornal, rádio e blog enxerga o esforço que vem sendo feito e agradece a participação destes órgãos, quando atuaram em favor da população procurando levar informações e mensagens de otimismo, mas repudia o comportamento de uns poucos que procuram tirar proveito do momento dramático para aumentarem sua visibilidade.