IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais

Evento acontece entre os dias 20 e 29 de novembro em Serra Talhada […]

Leia mais…

publicado: 11/11/2015 08h08,
última modificação: 11/11/2015 08h08

logo encontro

(Texto: Rochany Rocha)

Serra Talhada está na contagem regressiva para a realização de um dos maiores eventos culturais do país. Entre os dias 20 e 29 de novembro, acontece o IX ENCONTRO DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS,  uma realização da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Ministério da Cultura.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Anildomá Willans, “o Encontro reunirá lideranças dos povos e comunidades tradicionais, Mestres e Mestras das expressões culturais populares e interlocutores destes segmentos de todo o país, além de artistas e outras representações em grupos de trabalho, comissões, colegiados, conselhos e outras instâncias de pactuação da sociedade civil com o Estado para a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas”.

A Rede de Culturas Populares e Tradicionais é um movimento gestado no início dos anos 2000 e que, hoje, reúne mais de 25 mil pessoas de todo o país em permanente debate sobre os problemas e as potencialidades do setor, contribuindo para sua estruturação, reconhecimento e desenvolvimento sociocultural.

“Através de suas instâncias, sendo o Encontro a principal delas, seus membros vivenciam profundamente e intercambiam aspectos da diversidade cultural brasileira, abrangendo as Culturas Populares, o Artesanato, o Hip Hop, as Culturas Indígenas, o Circo, o Teatro de Rua, o Patrimônio Imaterial, as Culturas Afro-brasileiras, Povos de Matriz Africana e outros Povos e Comunidades Tradicionais”, completa Anildomá.

Uma grande mostra cultural abordará a produção artística, a culinária, o artesanato e a religiosidade, além de outros aspectos fundamentais do universo simbólico popular e tradicional, partindo-se da diversidade nacional para estabelecer um diálogo com as matrizes culturais nordestinas, sobretudo a Pernambucana e, em especial, a do Vale do Pajeú.

“Serão montadas exposições, rodas de conversa, mostra de cultura alimentar, feira de artesanato, vivências e apresentações, que recriarão o ambiente das festas populares e tradicionais”, informa o secretário.

Para o Prefeito Luciano Duque, o município ser escolhido para a realização deste evento só fortalece a visibilidade de um trabalho desenvolvido com competência e baseado, no cotidiano e na qualidade de vida das pessoas.

“Estamos resgatando a cultura e as tradições, não só de Serra Talhada e região, mas do Nordeste. Além disso, o incentivo e inserção de novos artistas, valorizando e proporcionando que os mesmos desenvolvam suas artes é um grande passo para que os mais jovens tenham a possibilidade de conhecer, de fato, suas histórias”, finaliza Luciano.